Já faz parte do comportamento do internauta consultar o Google sempre que precisa buscar uma determinada informação. A grande popularidade desse serviço de busca fez com que muitos usuários também passassem a enxergá-lo como a principal fonte de consulta na hora de pesquisar por produtos e serviços. É por essa razão que estar posicionado nessa ferramenta é tão importante.
Para anunciar no Google é necessário efetuar o cadastro no AdWords, serviço que controla campanhas e anúncios no sistema de busca. Entretanto, para entender melhor como funcionam os anúncios, é preciso compreender um pouco do sistema que está por trás desse motor de busca.
Ao submeter uma pesquisa no Google o usuário insere uma palavra-chave, que pode ser tanto uma palavra ou uma frase, por meio da qual o sistema irá ranquear os chamados resultados naturais da pesquisa. Esses resultados aparecem organizados conforme o critério de relevância em relação ao termo buscado. Com os anúncios isso acontece da mesma forma. O Google AdWords realiza a inserção dos chamados links patrocinados dentro das páginas de resultado obtidas com a pesquisa, posicionando-os em locais altamente visíveis, à direita e em alguns casos no topo da página. Veja o exemplo na figura a seguir.
Anunciar na ferramenta de pesquisa mais utilizada da internet é realmente vantajoso. Para se ter uma ideia, estima-se que o Google concentre mais de 95% de participação nas buscas realizadas no Brasil. Por si só esse grande número de usuários já tem o potencial para garantir certo retorno. E mesmo com uma verba de investimento limitada se torna possível alcançar uma grande audiência. O sistema de anúncios ainda permite que você tenha o controle quase que absoluto do seu desempenho por meio da customização da campanha.
Existem duas maneiras de efetuar o investimento com o Google AdWords, por meio do sistema de custo por clique CPC, também designado pela sigla em inglês PPC, pay per click e pelo sistema que contabiliza o custo por mil visualizações (CPM). O mais usual é efetuar o investimento realizado pelo sistema de CPC, no qual você só paga quando algum usuário clica em um dos anúncios de sua campanha.
Agora que você já conhece um pouco do sistema o primeiro passo para criar seus anúncios é definir o tipo de campanha a ser utilizado.
Escolha o tipo de campanha
Ao criar uma campanha de anúncios, o Google AdWords solicita que você selecione o tipo de campanha no qual irá investir. A finalidade dessa escolha é determinar configurações como orçamento e segmentação de audiência. A ferramenta possibilita que você faça a seleção basicamente entre três tipos de segmentação: somente Rede de Pesquisa, somente Rede de Display ou ambas.
• Escolher a Rede de Pesquisa faz com que os anúncios somente sejam exibidos nas páginas de resultados de busca e também dos portais e outros sites que utilizam o Google como seu mecanismo de busca.
• Escolher a Rede de Display faz com que os anúncios somente sejam exibidos nas páginas de sites parceiros do Google.
• Escolher a Rede de Pesquisa e a Rede de Display faz com que seus anúncios alcancem um número maior de clientes.
Nesse momento é importante se certificar quanto ao tipo certo de campanha escolhido. Mudar o tipo de campanha após salvá-la é perfeitamente possível, mas alguns dos recursos utilizados podem não estar disponíveis. Se esta for a sua primeira campanha ou se você ainda não tem familiaridade com a ferramenta, o Google recomenda que se escolha o tipo de campanha padrão, que contempla somente anúncios exibidos nas páginas de pesquisa do Google.
Descubra qual o melhor tipo de campanha para suas necessidades, garanta mais conversões e melhore o desempenho dos seus anúncios. Aprenda a otimizar suas palavras-chave e evitando cliques desnecessários em sua campanha. Veja como aumentar o retorno sobre o investimento de suas campanhas com o curso de Google AdWords da Internet Innovation.