Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como evitar que seu email marketing se torne um SPAM

Marketing Digital

Como evitar que seu email marketing se torne um SPAM

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de marketing digital. Quando utilizado de maneira correta, pode representar 30% ou 40% do faturamento de um e-commerce. Para aproveitar todo o seu potencial, no entanto, é preciso, além do planejamento estratégico da campanha, alguns cuidados para evitar que seja caracterizado como SPAM.

Depositphotos.com/alexroz Para garantir bons resultados com e-mail marketing é preciso, primeiro, evitar que seja identificado como SPAM.

É comum as pessoas associarem e-mail marketing com SPAM. A diferença essencial entre eles é que o SPAM é enviado sem a permissão do receptor. Na estratégia de e-mail marketing, as empresas contam com uma base de e-mails cadastrados pelos próprios usuários, através do opt-in – a ‘caixinha’ dos formulários que o cliente marca dizendo “Gostaria de receber as novidades e promoções”.
Para evitar que seu e-mail seja classificado como mensagem indesejada pelos sistemas anti-spam, existem algumas dicas que podem ser aplicadas e costumam trazer bons resultados. Confira:
Mailing Opt-in
Construa a sua própria lista de e-mail, através do opt-in no momento do cadastro ou inserido em outras estratégias para atrair e reunir usuários interessados em recebê-los. Um erro que muitas empresas cometem é o de comprar listas de e-mails. Apesar do grande volume de destinatários, muitos não ficarão satisfeitos em receber e-mails indesejados e poderão marcá-los como SPAM.
Escolha uma ferramenta de envio
É importante escolher um serviço de envio de mensagens para evitar a classificação como SPAM. Isso porque, quando enviados diversos e-mails de um mesmo IP, os servidores costumam identificar como mensagem indesejada. As ferramentas de envio possuem IPs espalhados no mundo, o que elimina o problema. Aqui no blog, já apresentamos algumas empresas que realizam este serviço gratuitamente.
Evite termos de baixa reputação
Por serem usados com frequência em SPAM, alguns termos são associados automaticamente a mensagens indesejadas pelos sistemas anti-spam. Evite, portanto, as palavras “promoção”, “grátis”, “oferta”, “compre”, “imperdível”, “crédito”, etc. Outra dica importante é não usar acentos gráficos e não colocar o assunto do e-mail em caixa alta.
Mensagens em HTML
Mensagens sem programação HTML – apenas com imagens – têm muito mais chance de serem entendidas como SPAM. Portanto, mapeie , insira hiperlinks e, nos endereços das imagens, não use as palavras que geralmente são associadas a SPAM, como mostramos acima.
Quer conhecer os segredos para obter ótimos resultados com essa estratégia? Inscreva-se no Curso de E-mail Marketing da Internet Innovation. Além da entregabilidade, o curso aborda práticas referentes à personalização, segmentação e relevância da mensagem. Confira a programação completa e outros detalhes em nosso site.