O Google Shopping é o segundo maior comparador de preço da web, perdendo somente para o Buscapé. Assim como os demais comparadores – Bondfaro, Shopping UOL e Cata Preço –, é uma importante ferramenta de marketing para lojas online e tem o mesmo objetivo: apresentar aos usuários produtos relevantes à sua pesquisa, assim como as lojas que os oferecem.
A grande vantagem é que o Google integra o Shopping aos resultados de pesquisa do buscador. Portanto, mesmo que você não conheça, é bem provável que já tenha visto – ou até mesmo clicado – em um produto do comparador. Eles aparecem no topo da lista de resultados, antes dos anúncios do Adwords.
Quando você clica em um dos produtos, é direcionado para a página do item na loja. Já quando faz a pesquisa direto no Google Shopping, o comparador apresenta uma listagem com os modelos mais populares, junto com preço e a quantidade de lojas que oferecem o produto. Ao clicar em algum modelo, é possível comparar o preço em diferentes lojas, conferir detalhes, resenhas e comentários.
Centenas de lojas fazem parte da plataforma. Para cadastrar seu e-commerce, basta ir ao Google Merchant Center e enviar o feed de produtos seguindo as instruções do documento de ajuda do Google.
Promovendo seus produtos
O Google adotou um modelo comercial semelhante ao do AdWords para a promoção de listas de produtos em seu Shopping. Os anúncios são exibidos quando alguém pesquisa no buscador ou no google.com.br/shopping. Lá, são exibidos a imagem do item, seu preço e o nome da loja.
É possível personalizar o conteúdo do anúncio, definir um orçamento e avaliar os resultados por meio de ferramentas avançadas de relatório e desempenho. Nessas campanhas de links patrocinados, você é cobrado somente quando alguém clicar no anúncio e acessar o seu site.
Para promover produtos na plataforma de vendas do Google, é preciso ter uma conta no Adwords e no Merchant Center. Para saber mais, é só segui o passo a passo aqui.