Presente no Brasil desde 2012, existem diversos tipos de Marketplaces e com diferentes modelos comerciais. O Curso Gestão e Vendas em Marketplace vem para suprir a necessidade de conhecimento que os profissionais e varejistas tem buscado, sobre o que são exatamente estes modelos de Marketplace, seus modelos comerciais e qual a melhor forma de usar este canal de vendas a favor de um negócio, seja ele físico ou virtual.
O curso aborda desde a história a sua atual relação e impacto com o mercado mundial, nacional, a chegada de players internacionais e sua inserção nos grandes players nacionais.
O curso desenvolve o conhecimento e capacita o aluno para tomada de decisão certa na atuação junto aos Marketplaces e, instruir como estruturar a operação e gestão destes canais para aumentar a performance e trazer resultados efetivos e sustentáveis.
Conteúdo Programático
- Introdução ao Marketplace
- História do Marketplace
- Análise do cenário mundial
- Análise do cenário nacional
- Impactos no varejo
- Relação com as pequenas e médias lojas
- Relação com os grandes players
- Impactos no e-commerce Brasileiro
- Marketplace: Canal de Mídia ou venda?
- Para quem é o Marketplace
- Como funcionam os diferentes tipos de Marketplace
- Marketplace modelo produto X modelo loja
- Como iniciar em Marketplace
- Quais fatores devem ser analisados antes de entrar no Marketplace
- Qual a relação do Marketplace com a marca da loja
- Análise da estrutura de custo e comparação com outros canais
- Estratégias de atuação (produto, preço, promoção)
- Lojas própria X loja em Marketplace
- Ferramentas de gerenciamento
- Fluxo de integração (Produto, preço, estoque)
- Fluxo da operação frete/logística
- Fluxo da operação contábil
- Publicidade interna
- Estudo de casos
- Estratégia por trás do Marketplace
* Conteúdo sujeito a alterações