O design de interação está inserido em produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas, que os utilizam para realizar diferentes atividades em casa ou no trabalho.
O termo usabilidade está totalmente inserido nesse sentido, pois esse é o objetivo do design de interação: facilitar o uso de um produto, seja ele tangível, como um aparelho eletrônico, ou intangível, como um software. O design desses produtos é pensado para torná-los eficazes e agradáveis, de fácil entendimento para quem irá manuseá-los.
Para que isso aconteça, é importante ter o usuário sempre em mente ao criar um site, um aplicativo ou um equipamento, por exemplo. A interação deve considerar as necessidades que o produto deverá suprir, além da ocasião que será utilizado e as atividades que o usuário deseja realizar com ele.
Ao desenvolver esse conceito, os designers proporcionam novas possibilidades aos anseios e aos negócios de seus clientes, criando serviços e produtos muitas vezes inovadores. Essa aplicação contribui para o sucesso de uma marca, pois melhora a relação entre ela e o usuário.
Contudo, para realizar o design de interação, existem diversos desafios que o profissional deve estar preparado para enfrentar. Esses desafios foram citados pelo americano Dan Saffer, em seu livro “Designing For Interaction” e são referencia para qualquer estudo sobre esse assunto.
No livro, Saffer citou sete desafios. São eles:
- Focar sempre no usuário;
- Encontrar boas soluções;
- Gerar muitas ideias e buscar uma prototipação (criação de protótipos) rápida;
- Saber trabalhar de forma colaborativa;
- Criar soluções apropriadas;
- Desenvolver com um amplo campo de influências;
- Saber incorporar a emoção para seus projetos.
Quando pensamos em design de interação aplicado a projetos de websites, os desafios são os mesmos. Ao criar um e-commerce, por exemplo, o designer deve pensar em todas as possibilidades de informações e categorias de produtos que colocará à disposição do seu cliente.
Essas informações incluem imagem do produto, preço, formas de pagamento, descrição, carrinho de compras, entre outros. Para o conceito de interação, não basta que tudo isso apenas conste no site de forma conveniente. Por isso falamos que o foco é no usuário.
Antes de criar o projeto de e-commerce, o designer deverá estudar antecipadamente as ações do usuário com o uso de uma ferramenta específica que fornece relatórios desse tipo, ou até mesmo com uma pesquisa que observe os pontos críticos para a tomada de decisão.
O designer de interação deve trabalhar junto ao designer de interfaces, que irá definir os elementos visuais que permitirão a realização da interação entre o site e o usuário, bem como sua usabilidade.