Acompanhe o que os usuários estão publicando sobre sua empresa com essas dicas de ferramentas para o monitoramento de redes sociais
O monitoramento de redes sociais se tornou uma verdadeira necessidade a partir do momento em que muitas empresas também passaram a integrar esse canal de relacionamento com consumidores. A importância de se manter atualizado sobre os assuntos discutidos na internet que têm relação com a sua empresa nunca foi tão grande. A maneira mais simples de ter acesso a estas informações é utilizando as diversas ferramentas de monitoramento de redes sociais disponíveis.
Monitorar expressões, links, palavras-chave ou até mesmo usuários, passou a fazer parte do trabalho das equipes de comunicação das empresas. Muitas delas têm a necessidade de monitorar diferentes tipos de interação nas redes sociais, como por exemplo, as menções feitas por usuários no Twitter ou o número de interações com o botão +1 do Google+. Contabilizar tweets, verificar menções, hashtags, postagens realizadas no Facebook e contas de usuários são algumas das tarefas executadas pelas ferramentas de monitoramento de mídias sociais.
Para algumas empresas, a quantidade de recursos para investir em ferramentas de monitoramento de redes sociais é limitada e por isso optamos por recomendar aqui as melhores e mais acessíveis do mercado:
Ferramentas de agendamento de publicações
TweetDeck – Para programar publicações e gerenciar um número ilimitado de contas no Twitter basta fazer o download do TweetDeck. Com ele também é possível obter notificações de retweets, ou quando recebe novos seguidores e ainda quando alguém adiciona uma de suas contas aos favoritos.
HootSuite – Usar a versão gratuita do HootSuite possibilita que você agende postagens e obtenha notificações da mesma maneira como no TweetDeck. Suas funcionalidades voltadas ao monitoramento de mídias sociais são as características que diferenciam essa ferramenta. Entretanto, com ela só é possível administrar cinco contas nas redes sociais. Para poder gerenciar mais contas é necessário pagar uma tarifa mensal.
Facebook – Agendar postagens na rede social é bastante simples e a opção é restrita às páginas. Os usuários podem somente retroagir suas publicações em suas timelines. Observe no momento de realizar uma publicação na linha do tempo de sua página que existem dois botões à esquerda. Por meio deles você pode selecionar o horário e o local que deseja atribuir para aquela publicação. Todas as publicações programadas ficam armazenadas no registro de atividades da página.
Ferramentas de análise e métricas
Google Analytics – Uma boa notícia para os webmasters que já utilizam o Analytics em seu site é que a ferramenta é totalmente integrada às estratégias de mídias sociais. A análise das fontes de tráfego vindas das redes sociais pode ser facilmente realizada por meio dele. A ferramenta proporciona uma forma muito conveniente para avaliar quais conteúdos têm maior potencial de gerar engajamento entre os usuários ou qual rede social origina mais visitantes para sua página de internet. Além de estar automaticamente integrada ao Google+.
Facebook Insights – Contabilizar as interações realizadas com o botão “Curtir” é uma das principais utilidades do Facebook Insights. Se você administra uma página no Facebook, recomendamos que utilize o assistente para ter acesso às métricas próprias usadas pela rede social. Por meio do Insights Dashboard você é capaz de verificar o Like Buttton CTR e o Like Story CTR, uma usada para verificar o desempenho de conteúdo publicado fora da rede social e a outra para verificar aspectos de interação dentro da rede.
Ferramentas de monitoramento de redes sociais
Topsy – Já existe um serviço de busca específico para encontrar o que as pessoas estão publicando nas redes sociais. Com uma interface semelhante ao Google, o Topsy agrega resultados de tweets, fotos, vídeos e links de páginas de internet que têm relação com a palavra-chave digitada pelo usuário. Postagens feitas no Foursquare, Twitter e Google+ podem ser verificadas, sem que você tenha a necessidade de se cadastrar na ferramenta.
HootSuite – Apesar de ser mais utilizado para agendar postagens ou para gerenciar contas no Twitter ao mesmo tempo, o HootSuite também serve para monitorar as ações executadas pelas contas administradas por ele. A plataforma de monitoramento dessa ferramenta fornece diversos indicadores de desempenho para os tweets publicados e para cada uma das contas gerenciadas. O HootSuite pode ser usado para administrar contas de outras redes sociais como Facebook, Google+ e outras mais. Dessa forma você pode integrar a ferramenta com o Google Analytics e com Facebook Insights. O serviço pode ser experimentado por até um mês grátis.
Scup – A ferramenta traz a possibilidade de fazer buscas em redes como Twitter, Facebook, Google+, YouTube ou ainda em serviços como feeds do tipo RSS, alertas do Google, Yahoo Respostas e outros. O Scup é uma ferramenta adaptada às necessidades do mercado brasileiro de redes sociais e uma das únicas com suporte em português. O sistema de pagamento é flexível. Existem diferentes modalidades de planos pré-pagos e você pode testá-lo gratuitamente por até sete dias.
Você conhece ou utiliza alguma outra ferramenta de monitoramento de mídias sociais? Mande para nós sua sugestão deixando o seu comentário.