Empreendedores digitais, donos de sites de comércio eletrônico e profissionais do mercado de internet estão acostumados a encontrar tudo aquilo que procuram na própria rede. Acontece que às vezes eles podem estar esquecendo que os livros também são ótimas fontes de conhecimento, além de serem ótimos para se desligar um pouco do mundo digital. E hoje em dia, livros sobre e-commerce, apesar de não estarem entre os Best Sellers, podem ser facilmente encontrados graças aos e-readers.
Esqueça os manuais de como enriquecer usando a internet. Livros desse gênero podem até trazer alguma informação, mas não se engane. Essa é uma conhecida estratégia de autopromoção dos autores que utilizam seus livros como forma de ganhar dinheiro e conquistar mais clientes. Afinal, se você enriquecesse da noite para o dia, contaria o segredo para os outros? Por isso, confira nossas dicas de livros sobre e-commerce:
Satisfação Garantida
Tony Hsieh, CEO da gigante virtual Zappos, é considerado um dos empreendedores mais bem sucedidos da internet. Em 1998, aos 26 anos, o norte-americano de ascendência Taiwanesa já tinha vendido sua empresa de publicidade na internet para a Microsoft por US$ 265 milhões.
Mas, foi no comando da loja virtual de calçados Zappos, a partir de 1999 que o empreendedor obteve seus resultados mais lucrativos. À frente da empresa, Tony Hsieh descreve como construiu a cultura organizacional da empresa e como conseguiu transformá-la em uma referência no atendimento ao cliente, responsabilidade atribuída a todos e não restrita a um único departamento. Publicado em 2010, Satisfação Garantida é a tradução do título Delivering Happiness: A Path to Profit, Passion and Purpose, no qual o próprio Tony detalha sua trajetória profissional e compartilha as experiências vivenciadas como empreendedor, obtidas desde sua infância.
Em 2009, a Zappos foi adquirida pela Amazon pelo valor aproximado de US$ 1,2 bilhões. Mesmo ano a partir do qual a empresa passou a ser listada no ranking das melhores empresas para se trabalhar elaborado pela revista Forbes.
Não Me Faça Pensar
A usabilidade é sempre um atributo crucial nas páginas de e-commerce e por isso vale mais uma vez falarmos a respeito desse título. Não Me Faça Pensar é um livro indispensável para web designers e profissionais da internet. O autor Steve Krug, é consultor especialista em usabilidade e por vários anos vem ajudando empresas a alcançarem melhores resultados por meio de suas dicas.
O livro traz valiosas lições de design e usabilidade que podem ser usadas em lojas virtuais. A principal recomendação é se desfazer dos elementos que possam atrapalhar a navegação e desviar a atenção do usuário para o objetivo de vendas. Em seu livro, Krug dá exemplos práticos de como pequenas alterações feitas em uma página de internet podem tornar a navegação menos confusa, além de mostrar como utilizar a usabilidade para atingir mais conversões.
E-commerce Nas Empresas Brasileiras
Organizado por Eduardo Vasconcellos, o livro E-commerce Nas Empresas Brasileiras relata alguns dos desafios que as empresas nacionais que já atuavam com o balcão físico de ofertas tiveram de enfrentar para iniciar suas operações de vendas online. A publicação reúne casos de sucesso de sites de comércio eletrônico e de empresas nacionais bem-sucedidas no mercado e busca mostrar as peculiaridades, tendências e oportunidades existentes para empreendedores brasileiros.