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Dicas para montar uma logística eficiente no comércio eletrônico

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Em uma loja virtual, investir em um sistema de logística eficiente é tão vital quanto se investir em marketing e vendas. Entregar um pedido dentro do prazo e em perfeito estado – com embalagem apropriada e cuidado aos detalhes – é fundamental para garantir a satisfação e fidelização dos clientes.

Depositphotos.com/kalinovsky Sistemas de logística eficientes são a chave para a credibildiade de seu negócio online.

Sistemas de logística englobam o gerenciamento de estoque, controle de fluxo, armazenamento, bem como serviços de transporte – Correios e transportadoras –, cuidados com o envio do produto – embalagem e itens de proteção – e a logística reversa. Operando de forma ordenada e integrada, as chances de falhas são quase nulas.
Para evitar que eventuais problemas com a entrega coloquem em risco a credibilidade de seu negócio na web, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher um sistema de logística. Para ajudá-lo, separamos os principais pontos que merecem atenção nesta etapa de planejamento de sua loja virtual.
1. Escolha um sistema de BackOffice eficiente
Já falamos aqui no blog sobre a importância do BackOffice e os cuidados na hora de escolher um para o seu e-commerce. Este é um ponto estratégico para a criação de uma logística eficiente. Isso porque, são estes sistemas os responsáveis pela automatizaçãode processos manuais, integração de dados, gerenciamento de recursos, ou seja, por toda a “retaguarda” do negócio.
2. Cuidados com a embalagem
Para quem compra na web, mais frustrante do que atrasos, são as entregas de produtos avariados. Para evitar este tipo de problema e insatisfação, tome o máximo cuidado com a proteção da mercadoria antes do envio. Plástico bolha, isopor, embalagens infláveis e caixas bem lacradas asseguram a integridade do produto e a credibilidade de seus serviços.
3. Informe (e cumpra!) os prazos
Na hora de fechar o pedido, o prazo de entrega informado ao cliente deve sempre ter uma margem de segurança. Além de garantir uns dias a mais para eventuais falhas no processo, você pode surpreender o seu cliente positivamente entregando o produto antes do combinado.
Não prometa prazos que não conseguirá cumprir apenas para fazer frente à concorrência. Se o seu concorrente oferece prazos melhores, organize-se para também conseguir otimizar as operações logísticas de sua empresa.
4. Acompanhamento da entrega
No comércio eletrônico, as notificações sobre o andamento dos pedidos são importantes e valorizadas pelos clientes. Disponibilizar sistemas de rastreamento que permitem ao consumidor acompanhar as etapas da entrega, além de possibilitar que se programe para receber a mercadoria, garante tranquilidade, o que é fundamental para evitar a insatisfação no caso de eventuais problemas e atrasos.
5. Escolha das transportadoras
Pesquise bem antes de escolher as empresas que prestarão os serviços de transporte de seu negócio. Avalie os preços – pois este será um valor repassado ao seu cliente – e a credibilidade no mercado. Disponibilizar diferentes opções aos clientes também é um diferencial importante.
6. Logística Reversa
Com base no Código de Defesa do Consumidor, defina uma política de trocas e devoluções viável para o seu negócio e para o cliente. Deixe todas as regras bem explicadase à disposição para consulta no site.
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