O Google Trends é uma ferramenta do Google que informa os termos mais buscados no site em um determinado período de tempo. Essas informações podem ser muito valiosas para o planejamento de uma campanha e sua defesa.
Por isso, conheça abaixo todas as possibilidades e entenda como ela funciona.
Ao entrar na página do Google Trends, encontramos as principais pesquisas realizadas recentemente. Ao descer pela página, vemos que ela faz um ranking com os termos mais buscados de acordo com o dia da semana, além de mostrar uma imagem relacionada ao termo e a quantidade média de pesquisas realizadas por ele.
É possível filtrar esse resultado por um período de 30 dias e também pelo país, de acordo com as opções disponíveis. Para realizar a sua própria pesquisa, basta clicar em “explorar”.
O primeiro passo é adicionar o termo que deseja obter as informações. Será apresentado um gráfico com a frequencia que esse determinado termo é procurado.
Essas informações estão relacionadas ao filtro padrão que fica no topo da página, podendo ser alteradas as seguintes categorias:
Todo o mundo – permite visualizar a somatória de pesquisa de todos os países ou selecionar um país específico da lista.
2004-presente – informe o período que deseja, podendo ser por ano, pelos últimos 7, 30, 90 dias ou 12 meses ou, ainda, por um tempo mais abrangente que é de 2004 até atualmente.
Todas as categorias – a categoria nada mais é do que os segmentos da busca, portanto pode ser filtrada por: Animais de estimação e animais; Artes e entretenimento; Automóveis e veículos; Casa e jardim; Ciência; Comercial e industrial; Comida e bebida; Compras; Computadores e aparelhos eletrônicos; Comunidades on-line.
Pesquisa na web do Google – retorna os valores de pesquisas feitas na página de web do Google, Youtube, Image Search, News Search ou Google Shopping.
O volume de dados informado pela ferramenta utiliza o método normalizado, o que significa que são divididos por uma variável comum.
Assim, os dados são dimensionados em uma escala de 0 a 100 e isso permite que os números dos gráficos sejam apresentados de uma forma proporcional, evitando que regiões com maior volume de pesquisas sejam sempre apontadas como as mais bem classificadas.
Essa ferramenta é uma grande aliada das campanhas de SEO, principalmente quando se quer saber o potencial de uma palavra ou frase com relação às outras. Por exemplo, uma pessoa que deseja otimizar o seu e-commerce com uma campanha de links patrocinados, para decidir sobre quais palavras-chave investir em seus anúncios, basta realizar uma pesquisa no Google Trends e descobrir quais delas são mais utilizadas e em qual período.
Dessa mesma forma, é possível descobrir quais assuntos são mais procurados dentro da sua área de atuação e, assim, passar a criar conteúdos de acordo com essa procura, aumentando suas chances de ser encontrado.
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