A Juliana Padron é designer graduada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e Sócia e co-fundadora da Templateria, atua na empresa como consultora especialista em Email Marketing desenvolvendo conteúdo técnico e atuando diretamente nos projetos de seus clientes.
No segundo semestre de 2014 passou a fazer parte do time de professores da Internet Innovation
A Juliana é um bom exemplo de profissional que faz o que gosta e por isso supera as expectativas, quando conversamos com ela, e acompanhamos suas aulas, aprendemos muito mais do que a técnica e toda mecânica do e-mail marketing, aprendemos sobre relacionamento e boas práticas.
1 – Juliana, quando o e-mail marketing virou profissão na sua vida?
Em meados de 2005, quando eu trabalhava para um provedor de hospedagem de sites de pequeno porte, surgiu a necessidade da empresa otimizar a comunicação por email com seus clientes, que até então se resumia a mensagens de texto simples e automáticas enviadas pelos sistemas ERP. O objetivo era aproveitar essas mensagens periódicas para oferecer novos serviços, avisar sobre atualizações importantes e outras comunicações que tinham o objetivo de tornar mais prático o relacionamento entre empresa e cliente. Nessa época eu atuava como webdesigner e trabalhava apenas com os websites dos clientes deste provedor. Como eu sempre estava em busca de novos desafios, acabei me envolvendo nos estudos e pesquisas das práticas de email marketing e não saí mais daí rs.
2 – Você acha o Brasil um país maduro e consciente quando o assunto é e-mail marketing? Quais são os pontos fortes e fracos do mercado nacional?
Não acho que somos totalmente maduros, mas vejo uma considerável melhora com o passar dos anos. A cultura da compra e troca de listas de contatos (altamente não recomendada) é forte por aqui, muito difícil de vencer em alguns segmentos do mercado. Infelizmente, muitos profissionais ainda acham que o importante é a quantidade de pessoas atingidas, em vez de priorizar a qualidade da informação enviada para o seu público, mesmo que ele seja pequeno. Ainda bem que, na contramão disso e trilhando o caminho certo, surgem empresas brasileiras especializadas em email marketing e em personalização de conteúdo que, além de se destacarem pela qualidade de seus serviços, também estão “educando” empresas e profissionais e incentivando-os a adotarem melhores práticas de comunicação em seu dia-a-dia.