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Evento “Curtindo o Facebook”

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A rede social mais utilizada no mundo ganhou, pela primeira vez, um evento especialmente dedicado para ela aqui no Brasil, país que tem aproximadamente 46 milhões de usuários ativos. O “Curtindo o Facebook” foi realizado pela Media Education no dia 09 de novembro e nós marcamos presença por lá dentre as 600 pessoas presentes.
O dia começou com uma discussão sobre o que mudou no Facebook no último ano. E se antes a “nova timeline” era o assunto do momento, hoje nos deparamos com o incrível crescimento no número de pessoas cadastradas nesta rede social, em que o Brasil se encontra no segundo lugar em número de usuários no mundo, deixando a Índia para trás, perdendo apenas para os EUA que tem mais de 157 milhões de Facebook maníacos.
O evento também tratou de questões como a criação dentro da rede social com as palestras “O Facebook limita ou amplia os caminhos criativos?” e “O desenvolvedor tem sempre razão”, que mostraram que é preciso ficar atento às possibilidades que o Facebook disponibiliza, pois toda a plataforma possui especificações técnicas que devem ser seguidas.

O Facebook limita ou amplia os caminhos criativos

O ponto alto do evento foi a presença de Jan Rezab, o CEO do Socialbakers. Que em sua participação, além de falar sobre o real engajamento nas redes sociais, exibiu grande simpatia, arrancando sorrisos do público presente.
Em seguida, Walter Junior, Head de Inovação & Parcerias Estratégicas, e Marcelo Lemmi, Business Intelligence, da agência Riot falaram sobre a importância da análise dos concorrentes e influenciadores dentro das mídias sociais, dando algumas dicas, como não automatizar tudo, exportar e analisar dados, comparar os players, entender o contexto e identificar os principais fãs e ativá-los.
Flávia Penido, sócia da Penido Advogados Associados, que possui vasta experiência em Direito Digital, comandou a palestra sobre as leis que estão por trás do Facebook. Sabe aqueles termos que você aceitou, sem ler o seu conteúdo, quando estava criando a sua conta? Ele é um contrato com várias condições de uso, por isso, vale a pena ficar atento.

Flávia Penido, sócia da Penido Advogados Associados

Cases de sucesso no Facebook
Muitos são os exemplos de ações dentro do Facebook que deram certo e o evento não poderia de citar alguns dos mais bem sucedidos:
Regionalização da Kaiser
O case de regionalização da Kaiser foi bastante comentado durante o evento, uma ação de marketing digital da marca que consistiu no lançamento de uma Fan Page com conteúdo personalizado para cada região do Brasil. Quem contou esta história para nós foi a Gerente Digital da Heineken Brasil (empresa que produz a cerveja da Kaiser), Chiara Martini, juntamente com Guilherme Valadares, criador e editor-chefe do Papo de Homem, portal responsável pela criação do conteúdo. A apresentação deste case de sucesso revelou que é possível criar conteúdos específicos para públicos diferentes, utilizando apenas uma Fan Page.

Caso Kaiser

Magazine Você: E-commerce no Facebook?
Dá para vender no Facebook? Esta foi a pergunta feita e discutida durante esta palestra, que contou com a experiência do Coordenador responsável pelos perfis de redes sociais da loja Magazine Luiza, Luiz Carlos de Lima, do Presidente da VML e especialista em interatividade no e-commerce, Fernando Taralli, além de Júlio Moraes, Engagement Strategist na empresa norte-americana Nobox.

Dá para vender no Facebook

Entre alguns dos dados apresentados pelos palestrantes, Luiz Carlos revelou que 55 mil pessoas já têm as suas próprias lojas no programa “Magazine Você”, aplicativo dentro do Facebook em que o usuário ganha uma comissão por cada produto que recomendar, como se fosse um “vendedor”. Uma ação de marketing digital que se enquadra no termo social e-commerce, quando as redes sociais são utilizadas para ofertar e vender produtos, uma maneira eficiente de aumenta o número de fãs e vender no Facebook.
Fan Page Hospital Albert Einstein
Elis Forgerini, Gerente de Mídias Digitais do Hospital Albert Einsten, apresentou um case do hospital, informando ao público que assuntos delicados, como doenças, também podem ser abordados em uma Fan Page, e mostrou o sucesso de algumas ações, como o serviço de agendamento de exames através Facebook, o Futebol Mobiliza e o Dia Mundial de Combate ao AVC.

Albert Einstein

O evento teve seu desfecho com a discussão sobre o caso de discordância entre as montadoras Ford e General Motors (GM) sobre a eficiência da publicidade paga dentro do Facebook. Além disso, o Socialbakers realizou uma premiação que escolheu as empresas brasileiras mais engajadas dentro desta rede social, cuja grande vencedora foi a Privalia, clube online de compras que possui mais de 966 mil fãs.

As mais engajadas

Para quem quiser conferir o material das palestras, a Media Education disponibilizou os links em seu site.