O cenário atual do E-Commerce mundial tem várias tendências em seu horizonte. Uma das que têm se mostrado mais promissoras, com resultados que já começam a ser expressivos, é o F-Commerce, versão Facebook do E-Commerce. Em pesquisas recentes, 89% das agências de marketing nos Estados Unidos planejam incluir o Facebook em suas campanhas nesse final de ano. Levar a sua loja o mais perto possível do fluxo criado por uma campanha tão grande é uma oportunidade que não pode ser perdida.
Essa modalidade de vendas aproveita a interface que o líder mundial em redes sociais disponibiliza para empresas e organizações, as Fan Pages. A partir de suas Fan Pages, as empresas têm duas opções usuais de organizar o seu novo canal de vendas:
1) Vendas iniciadas no Facebook:
Milhares de empresas criam “fachadas” em suas Fan Pages, onde o cliente começa o processo de compra observando os itens disponíveis, mas, ao clicar em qualquer parte da loja, é levado a uma página normal de E-Commerce . Essa interface é a opção disponível na Fan Page dos cantores Lady Gaga e Justin Bieber e do gigante varejista americano Best Buy, por exemplo.
2) Venda completa pelo Facebook:
O processo normal de compras on-line vale aqui, mas com os produtos sendo exibidos na interface normal do Facebook, com integração total. Após se escolher os produtos, os dados de compra e de envio são preenchidos, como acontece em qualquer site de E-Commerce, mas sem nunca deixar o ambiente do Facebook. Não há quebras abruptas nessa modalidade de loja, o que é muito positivo, pois a fluidez no processo de compras on-line é um fator muito importante para os clientes. Outro ponto de interesse é que a qualquer momento o cliente pode compartilhar a sua compra com os seus amigos, aumentando tanto a praticidade para ele compartilhar suas novas aquisições quanto as possibilidades de marketing viral para você.
As F-Stores (lojas no Facebook) feitas pela Bis2Bis são montadas a partir da plataforma Magento, integrando-se perfeitamente à sua loja Magento pré-existente, aproveitando todo o cadastramento de produtos e dinamicamente respondendo às mudanças que acontecerem, como produtos novos e/ou esgotados. Suas interfaces pertencem ao segundo grupo, ou seja, o modo mais eficiente de se vender no Facebook
Recursos que a rede social disponibiliza para mídias em geral, como “Compartilhar”, “Convidar um Amigo” e “Curtir”, são integrados a todo o processo, aproximando ainda mais a compra on-line da compra em lojas físicas, onde se pode sempre levar um amigo para ter uma opinião diferente quanto ao produto, o que muitas vezes rende uma segunda venda, com a diferença que aqui a lista inteira do cliente será esse “amigo”, com o potencial de gerar dezenas de vendas.
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Autor: Bis2Bis
Fonte: ecommerce Brasil