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Ter um site bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google requer que uma série de esforços sejam executados e o planejamento de SEO envolve uma grande quantidade de fatores. Consequentemente, um grande número de ferramentas também está envolvido. Conheça aqui as ferramentas gratuitas usadas e recomendadas pelos profissionais do curso de SEO com o da Internet Innovation:

Depositphotos.com/donscarpo A utilização de ferramentas para aplicar e analisar estratégias de SEO podem ajudar a melhorar os resultados.

Ferramentas para verificar o PageRank

Os profissionais de SEO sabem que o PageRank é apenas um dos critérios utilizados pelo Google para determinar o posicionamento de um documento dentro das páginas de resultados de pesquisa. O PageRank é um fator que está muito ligado à popularidade de um site. Mensurar este aspecto pode trazer uma boa indicação de como uma página de internet está competindo com as demais e uma grande variedade de ferramentas pode ser usada com essa finalidade.
O PageRank Checker é uma delas. Além de indicar o PageRank de uma página, essa ferramenta revela ainda outras informações.
Quem não utiliza o Chrome pode visualizar o PageRank de uma determinada página usando o Google Toolbar em seu browser. Basta instalá-la para passar a observar o PageRank das páginas nas quais se está navegando.

Verificação de backlinks

Outro critério usado pelo Google para ranquear os sites dentro de sua plataforma de pesquisa são os backlinks. Trata-se de outro aspecto relacionado à relevância e são importantes fontes de popularidade das páginas de internet. Não necessariamente o maior número de links trará o site às primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google. É preciso que aqueles que apontam para esse site também venham de páginas qualificadas e relevantes.
As ferramentas para o monitoramento de Backlinks são capazes de varrer a web para revelar de onde vêm os links que estão sendo apontados para sua página. O Backlink Watch e o Link Diagonosis são duas delas. Basta inserir a URL para verificar.
Outra ferramenta usada para obter dados a respeito dos backlinks é o Majestic SEO. Uma grande quantidade de dados pode ser obtida se registrando gratuitamente no site da ferramenta. Os detalhados relatórios fornecidos por ela são extremamente úteis aos webmasters. A ferramenta realiza um mapeamento completo dos backlinks de uma página, mostrando a variação em seu número e indicando quais são os mais relevantes.

Ferramentas de conteúdo e pesquisa

O conteúdo é a chave de muitas ações dentro das estratégias de SEO e por isso é importante protegê-lo. Mecanismos de busca como o Google tendem a punir os sites que apresentam conteúdo duplicado.  O Copyscape é uma ótima ferramenta para verificar se o conteúdo de um site é uma cópia ou se está sendo usado de forma indevida. A precisão do sistema é surpreendente, sendo capaz de identificar semelhanças em trechos relativamente pequenos. A versão paga dessa ferramenta pode ser programada para alertar automaticamente o usuário sempre que encontrar duplicidade com relação a um conteúdo.
Existem duas formas de verificar o volume e a tendência de pesquisa para um determinado termo buscado no Google. Os profissionais que trabalham com a criação de conteúdos utilizam o Google Trends para poder verificar tendência e identificar as regiões onde essas buscas são mais relevantes. A ferramenta permite que diversos termos sejam introduzidos ao mesmo e a comparação gráfica pode ser traçada também com a criação de intervalos. Seu sistema é muito usado por blogueiros para checar quais os termos de pesquisa que têm tido destaque nas buscas ao redor do mundo.
Também é possível utilizar o Google AdWords para avaliar o exato volume de pesquisa de um termo. A diferença dessa ferramenta em relação à anterior é a sua capacidade de sugerir um número maior de termos de pesquisa relacionados ao que foi pesquisado e dar uma média aproximada da quantidade de buscas mensais. Como a principal finalidade dessa ferramenta é gerenciar campanhas com links patrocinados, ao invés de fornecer o resultado dos termos de pesquisa, o AdWords realiza a verificação quanto à popularidade de palavras-chave pesquisadas.

Otimização

Se o usuário tem um site e deseja otimizá-lo, mas tem poucos conhecimentos é recomendável que ele utilize os serviços do Google Search Console. Esta é uma plataforma bastante simplificada desenvolvida pelo Google para ajudar os webmasters iniciantes a identificar erros e barreiras que podem atrapalhar o desempenho de seus sites.

Entre outras funcionalidades, ela fornece diagnósticos de erros e de quais palavras-chave podem atrair mais visitantes a sua página. A ferramenta também é importante para profissionais mais experientes, pois centraliza muitas informações em um único local, facilitando o gerenciamento de grandes projetos. É a ferramenta essencial para um trabalho de otimização.