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Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

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Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

Fábio
Escrito por Fábio
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Diversas situações exigem que você tenha um plano de palavras-chave bem elaborado para o seu site. A escolha de palavras-chave vai orientar alguns dos esforços mais importantes a serem realizados, seja para programar campanhas com links patrocinados ou executar o planejamento de SEO.

Depositphotos.com/dr911 O Google Adwords, Google Trends e Ubersuggest são algumas ferramentas utilizadas para a pesquisa de palavras-chave.

Calcular o volume de pesquisa de uma determinada palavra-chave pode ajudar a responder questões como quais produtos, negócios ou serviços são mais pesquisados pelos usuários. Em que época? E com que frequência?
Confira abaixo as ferramentas para pesquisa de palavras-chave mais utilizadas:

Google AdWords

A própria ferramenta usada para gerenciar os anúncios exibidos no Google serve como base para a pesquisa de palavras-chave. O Google AdWords fornece aos anunciantes o volume de pesquisa aproximado nos últimos 12 meses para as palavras-chave pesquisadas. O serviço também traz o número de pesquisas globais e locais que incluem a palavra-chave consultada de acordo com os filtros selecionados.
A ferramenta é capaz de sugerir palavras com variações gramaticais, sinônimos e outras que possivelmente estejam relacionadas ao termo de pesquisa consultado. Você ainda pode refinar suas consultas feitas no Google AdWords para obter somente os resultados de pesquisas realizadas que incluem a palavra-chave escrita somente da forma exata.
Não existe necessidade de desembolsar qualquer valor para ter acesso à ferramenta. Caso seu objetivo seja utilizar os links patrocinados, você pode obter ali mesmo o custo por clique (CPC) aproximado e outros detalhes relacionados à veiculação de anúncios no Google e nas redes de display vinculadas.

Google Trends

Diferente do AdWords, o Google Trends não mostra o volume de pesquisa de palavras-chave. Em vez disso, ele traz um parâmetro de popularidade que varia de 0 a 100 pontos, no qual “0” representa um volume de pesquisa insignificante e “100” o nível máximo atingido no período. A principal finalidade do Google Trends é identificar as variações de interesse por um determinado termo de pesquisa.
A ferramenta é muito utilizada para estabelecer comparativos entre diferentes palavras-chave e para traçar tendências de pesquisa na internet, como por exemplo, identificar aumentos de interesse repentinos ou ainda sazonalidades de produtos e serviços. Você pode obter o comparativo de até cinco palavras-chave diferentes.
O gráfico integrado à ferramenta possibilita que você acompanhe a variação de interesse pela palavra-chave dentro de intervalos personalizados, que vão de 2004 até a data de hoje. O Google Trends ainda é capaz de sugerir as principais palavras-chave relacionadas e aquelas que registraram aumento no volume de pesquisa no período.
O interesse regional é outro aspecto avaliado pelo serviço e permite que você observe o mapa ou a lista das regiões geográficas nas quais existe maior volume de pesquisa, entre estados e cidades. Além da pesquisa convencional do Google, o serviço também permite que você identifique a popularidade das pesquisas de palavras-chave feitas por imagens, notícias e produtos.

Ubersuggest

Outra ferramenta utilizada para pesquisar palavras-chave é o Ubersuggest, que se diferencia dos serviços anteriores por trazer uma quantidade de sugestões de palavras muito maior que os demais. O sistema combina o termo digitado com números ou com cada uma das letras do alfabeto, buscando formar possíveis combinações de palavras-chave mais longas e detalhadas. Cada palavra-chave formada também pode formar novas palavras, basta clicar sobre alguma delas para poder observar novas opções.
Após realizar a consulta, você pode selecionar as sugestões de palavras-chave escolhidas para exportá-las em uma lista que fica posicionada na lateral direita da tela. O Ubersuggest ainda é capaz de sugerir palavras-chave em diferentes idiomas e formatos de pesquisa, como imagens, notícias, vídeos, etc.