Links Patrocinados são anúncios de texto agregados aos resultados naturais (ou orgânicos) de uma pesquisa e exibidos nas páginas dos serviços de busca como o Google e o Bing. Funcionam por um sistema no qual o anunciante paga somente pelo clique feito por um usuário em um anúncio, ou seja pelo tráfego direcionado a sua página de internet.
História dos Links Patrocinados
Os mecanismos de pesquisa da internet alcançaram grande popularidade entre os internautas em meados da década de 90 e foi graças a essas ferramentas de navegação que o modelo de negócio dos links patrocinados se desenvolveu. Em fevereiro de 1998, o site GoTo.com passou a oferecer aos anunciantes a opção de pagar para aparecer no topo dos resultados de pesquisa. As empresas que estivessem dispostas a pagar tinham de desembolsar um valor que girava em torno de apenas US$ 1 pelo clique no anúncio.
Os links patrocinados se transformaram em um excelente recurso para promover produtos, negócios e serviços. O modelo de negócio desenvolvido pela empresa passou a caracterizar todo mercado de buscas pagas também descrito pela sigla PPC, pay per click em inglês.
O Google só passou a utilizar esse formato de anúncio em dezembro de 1999. A receita obtida com links patrocinados logo viria a custear toda operação de pesquisas da empresa. A introdução do Google AdWords em 2000, não só trouxe mais anúncios junto às páginas de resultados de pesquisa ou SERPs, como permitiu que os anunciantes fizessem lances mais altos para melhorar o posicionamento. O mecanismo de pesquisa trouxe ao mercado inovações como o índice de qualidade de anúncios, que permitiu ao anunciante baixar o valor dos lances usados para obter melhor posicionamento.
Os bons resultados fizeram com que o GoTo.com mudasse de nome em 2001, passando a se chamar Overture. Por meio de parcerias, a Overture permitiu que portais como Yahoo! e MSN pudessem obter receita a partir das milhões de buscas feitas diariamente em seus mecanismos de pesquisa. O sucesso do negócio permitiu à empresa realizar a aquisição de serviços como o AltaVista e AltheWeb, até ser ela própria adquirida pelo Yahoo! em 2003.
Antes da aquisição, o Overture ainda protagonizou uma disputa judicial na qual acusava o Google por violação de direitos de propriedade intelectual contra o AdWords. Pouco depois do lançamento da ferramenta entrou com processos contra os sites FindWhat.com e o próprio Google, em janeiro e abril de 2002 respectivamente. O desfecho dessa disputa ocorreu logo após a aquisição com um acordo no qual o Google se comprometia a ceder 2,7 milhões de suas ações ao Yahoo! em troca da licença vitalícia. Os links patrocinados são hoje a principal fonte de receita do Google.