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O marketing de relacionamento nas redes sociais

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Como deve ser de conhecimento público, o marketing é uma área que abrange inúmeras outras sendo então uma área bastante grande em termos de negócios, estratégias, estudos e ações.

Flickr.com/melenita2012 O marketing de relacionamento corresponde às ações de uma marca voltada às seus clientes e fornecedores.

Um pedaço do marketing inserido dentro da parte de promoção é o marketing de relacionamento, ou marketing relacional. Ele corresponde às ações e posicionamentos de um determinado produto/marca/serviço no relacionamento com seus clientes e/ou fornecedores.
O marketing de relacionamento tem como princípio garantir a satisfação contínua dos envolvidos com a sua empresa. Ele funciona de um modo parecido com o famoso termo “pós-venda”, porém em um sentido mais amplo.
Essa promoção tem muito a ver com a fidelização dos clientes e para isso a sua empresa deve conseguir, da melhor forma possível, se comunicar corretamente com o seu cliente nos mais diversos casos, sejam eles elogios ou reclamações, sanar dúvidas, oferecer facilidades e vantagens, entre outros.
E como as redes sociais também se comportam como canais de comunicação (e cada vez mais fortes), é preciso que o marketing de relacionamento esteja condizente e ativo também, caso a sua empresa esteja presente e participando nessas redes. Colocamos nesse post 3 prints de exemplos de marketing de relacionamento feito por empresas diferentes nas redes sociais, clique para aumentar.
Ou seja, não é apenas produzir uma imagem legal e postar no Facebook, deve-se também estar apto a responder dúvidas entre outras interações em um curto espaço de tempo, pois as redes sociais são baseadas em instantaneidades. E isso é facilmente possível em redes sociais como o Facebook, Twitter, G+, Instagram, entre outras.
A criação de aplicativos e ações exclusivas (como concursos culturais, por exemplo, onde os internautas possam enviar material feito por eles próprios) para redes sociais também são excelentes estratégias para fidelizar seus clientes.
Segundo Regis McKenna, autor de livros sobre marketing de relacionamento, “O marketing baseado na experiência enfatiza a interatividade, a conectividade e a criatividade. Com esta abordagem, as empresas dedicam-se aos seus clientes, monitoram constantemente seus concorrentes e desenvolvem um sistema de análise de feedback que transforma essa informação sobre o mercado e a concorrência em uma nova e importante informação sobre o produto”.
Existem várias marcas e empresas que trabalham o marketing de relacionamento em redes sociais. As marcas de cosméticos e beleza, principalmente, conseguem produzir conteúdo relevante para seus seguidores. Dentre os seguidores, alguns deles comentam suas experiências assim como dúvidas. Eles são respondidos com dicas de utilização além de links e imagens sobre produtos relacionados, entre outras interações relevantes que resultam em conversão e até compartilhamento (efeito viral).
As estratégias e as interações variam de empresa para empresa. Estude e preveja alguns casos pesquisando seus concorrentes e empresas relacionadas para saber como atuar (benchmarking). É sempre importante ter em mente que deve ser feito um diálogo honesto, positivo e construtivo entre empresa e clientes/fornecedores, onde ambos podem e devem sair ganhando.
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