Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
O que faz um analista de marketing digital?

Marketing Digital

O que faz um analista de marketing digital?

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O marketing digital compreende o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e marketing aplicada aos meios digitais. Atualmente, a internet é o meio digital fundamental para ações de marketing, e a popularização das redes sociais tornou isto ainda mais essencial para as empresas.

Depositphotos.com/pressmaster O analista de marketing digital é responsável por conhecer os meios e planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.

Desenvolvimento de sites, e-mails marketing, links patrocinados, SEO e campanhas em redes sociais – conhecendo o cenário da comunicação digital, compreendemos os desafios de um profissional que é responsável por conhecer todos esses meios e planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.
Um analista de marketing digital deve conhecer o seu consumidor, saber onde ele se concentra e o que ele busca nos meios digitais, para então construir ações de relacionamento com este público focando nos objetivos estratégicos de marketing pré-estabelecidos.
A aproximação com os usuários exige um trabalho intenso e bem planejado. Conhecer bem as ferramentas de SEO é um diferencial para esse profissional, pois facilita a busca por grupos de consumidores em potencial e utiliza suas preferências a fim de formar uma abordagem personalizada.
Os meios digitais também têm como característica a interatividade, que é bem recebida pelo público e traz bons resultados à comunicação da empresa. Caberá ao analista de marketing estudar e propor a maneira ideal de estabelecer tal interatividade diante de ferramentas como blogs, aplicativos e redes sociais, por exemplo.
O analista de marketing digital deve conhecer as técnicas de comunicação e marketing que comunicam diferentes públicos nas mais diversas plataformas e linguagens. Quanto mais amplo for o seu conhecimento, mais versáteis serão os seus trabalhos e soluções.
Cada empresa tem o seu segmento e perfil de atuação, desta forma as atividades e demandas do analista irão variar de acordo com as necessidades de cada uma. Algumas vagas exigem um perfil mais analítico, onde o profissional deverá desenvolver e analisar de forma técnica processos de coleta de dados e métricas.
Há ainda o analista de marketing digital com atribuições mais operacionais, que faz o planejamento de marketing digital, cria campanhas, programa e acompanha ações.
Independente do perfil profissional, as empresas esperam de um analista de marketing digital a capacidade de gerenciar seus pontos fracos e propor melhorias aos processos de comunicação digital. Mas, mais do que isso, um profissional dessa área deve estar sempre antenado e pronto para acompanhar as tendências do mercado, mantendo a marca segura e bem posicionada na rede.
Esse artigo é uma prévia do conteúdo abordado em nossos cursos na Internet Innovation, e com esse cupom de 25% de desconto em qualquer curso e modalidade você pode mudar sua trajetória profissional! É simples: basta inserir o cupom >> INNOBLOG << no carrinho antes de fechar a compra.
O marketing digital tem crescido muito nos últimos anos e criado grandes oportunidades àqueles que acompanham o dinamismo desse mercado. Conhecimento prático e pensamento estratégico fazem parte da rotina de quem atua nesta área, por isso as especializações têm ajudado muitos profissionais e iniciantes a se prepararem para esses desafios.
Se você quer adquirir mais conhecimento sobre esta área, não deixe de conhecer os cursos de Especialista em Marketing Digital e Marketing Digital da Internet Innovation.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Preciso de ajuda sobre O que faz um analista de marketing digital?