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O que faz um analista de mídias sociais?

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Apesar de ser uma profissão nova no mercado, o analista de mídias sociais – ou Social Media – vem ganhando cada vez mais espaço nas agências digitais. Responsável por cuidar das redes sociais de seus clientes, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca.
Para ser um Social Media é preciso procurar saber sempre mais e não deixar de se atentar aos básicos de cada mídia. Assista a nossa aula gratuita de Introdução às Redes Sociais e dê um passo no caminho para a profissão.
Com o crescimento de redes como Facebook, Twitter e Instagram, a função do Social Media tem se tornado mais específica, e as formações especializadas são cada vez mais valorizadas. Hoje, esse profissional já atende por diversos nomes: Gestor de Conteúdo, Analista de Métricas, Planner Digital, Coordenador de Mídias, Atendimento, entre outros.

flickr.com / Butch Lebo O analista de mídias sociais, ou Social Media, é responsável por cuidar das redes sociais e construir a imagem online de seus clientes.

Quer saber quais são as exigências e características de cada uma? Confira, abaixo, o resumo que preparamos:
Gestor de Conteúdo
Criatividade é a palavra-chave para esse profissional. É ele o responsável pela produção do texto e sugestão de imagens, infográficos e vídeos para as postagens. O gestor de conteúdo deve buscar maneirais originais de se comunicar com o público-alvo e, por meio da interação, incentivar o engajamento dos clientes com a marca. Além do português impecável, esse profissional deve estar sempre antenado com os assuntos do momento e de olho nos interesses de seu público.
Monitoramento / Atendimento
A função de atendimento e monitoramento das redes sociais pode ser exercida pelo gestor de conteúdo ou, no caso de marcas grandes, por outro profissional. Isso porque a grande vantagem em se utilizar redes sociais é a possibilidade de construir um relacionamento com o cliente.
Portanto, é essencial dar atenção àquilo que o consumidor tem a dizer e não deixar ninguém sem resposta. O profissional responsável pelo SAC 2.0 deve ter uma boa noção de atendimento, bom senso, educação e empatia para evitar conflitos e gerenciar possíveis crises.
Analista de Métricas
O analista de métricas é responsável por mensurar, analisar, estudar e compilar todas as informações referentes às atividades nas redes sociais, transformando-as em gráficos e dados sobre o desempenho do canal. Resumidamente, é o responsável por apresentar os resultados das ações. Esse profissional deve ter afinidade com os números e domínio de ferramentas como Excel e Power Point.
Planner Digital
É uma área indicada para profissionais antenados, flexíveis e ousados. O planner é a figura chave para uma boa presença nas redes sociais. É ele quem faz o “raio-x” do cliente, analisa briefings, realiza pesquisas e define o perfil das ações, postagens e campanhas na rede. Por isso, está sempre de olho nos acertos e erros da concorrência e acompanha constantemente as novidades e tendências da área.
Gestor de Social Media
É o responsável por liderar toda a equipe – gestores de conteúdo, designers, planners, métricas e monitoramento – e alinhar os jobs de acordo com as expectativas do cliente. Está presente no planejamento das ações, criação de estratégias, aprovação de peças e avaliação dos resultados. É também o “oráculo” em momentos de crise, orientando sobre a melhor forma de proceder nessas situações.
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