Quando se fala em mídias sociais, logo pensamos nas redes mais populares e em evidência como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Porém, nessa nova tendência, existe uma modalidade que vem crescendo e ganhando destaque no mundo dos negócios: as redes sociais de nicho.
Essas redes são espaços especializados em determinado assunto que reúnem um público segmentado. Neste universo de nicho, enfatizam-se os interesses em comum entre os usuários. Nele, os temas são variados e as possibilidades infinitas, desde profissionais – programadores, designers, comunicadores – a amantes de quadrinhos e de moda.
Para empresas, principalmente de pequeno porte, as mídias sociais de nicho são ótimas alternativas, já que oferecem a possibilidade de trabalhar uma comunicação segmentada, criando um diálogo direto e eficaz com os usuários da marca. Desta forma, diminui-se o caminho que a mensagem percorre até o receptor, aumentando seu poder de engajamento, participação e persuasão.
Essa abordagem também pode ser utilizada como estratégia para captação de clientes com CPL menor. O custo por lead (CPL) é o valor pago em uma conversão definida previamente. Por ser um volume menor de consumidores, torna-se mais fácil impactá-los e influenciá-los.
Outro ponto interessante das redes de nicho é o seu perfil “criativo” e dinâmico. Nelas, os usuários costumam promover discussões que geram boas ideias e soluções que podem ser incorporadas pelas empresas em seus produtos e serviços.
Além disso, oferecem a possibilidade de desenvolver ações mais dirigidas e conectadas às necessidades do público, recursos específicos para melhorar o relacionamento com os usuários e, muitas vezes, a oportunidade de estender as relações para o meio offline, programando reuniões e eventos com os participantes.