(11) 93773-8588

Segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Profissão: Analista de Métricas (BI e Web Analytics)

JUNTE-SE A MAIS DE 20000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A análise de métricas é uma profissão nova e pouco comum na maioria das empresas. Geralmente apenas aquelas de grande porte possuem um profissional desse tipo devido à importância e a grande quantidade de dados com que elas trabalham.

Depositphotos.com/ruigsantos O analista de métricas é responsável for fornecer dados que serão utilizados nas estratégias de marketing.

Por ser uma profissão muito nova e específica, muitas pessoas não sabem exatamente o que um analista de métricas pode fazer. Normalmente esses profissionais são empregados em agências especializadas em marketing digital ou em empresas que prestam assessoria em negócios. Ou seja, talvez você tenha um profissional desses trabalhando para sua empresa indiretamente e mal sabe.
Para entender melhor o que faz parte da rotina de um analista de métricas, devemos entender o conceito de Business Intelligence (BI) e Web Analytics. Também conhecido como Inteligência Empresarial, o Business Intelligence, ou simplesmente BI, é um conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação significativa e útil para tomadas de decisões de negócios.
Dentro do marketing digital o BI é focado nas análises e coletas de dados na internet. Os dados analisados podem ser tanto de informações internas ou sobre seus concorrentes. Essas coletas de dados são extraídas através de pesquisas diversas e ferramentas de análises e métricas, função essa comumente conhecida como Web Analytics.
O analista de métricas está ligado à internet e ao Web Analytics, sendo esse profissional responsável por extrair e analisar dados de ferramentas de monitoramento de desempenho de ações online e produzir relatórios. Basicamente, qualquer ferramenta online que seja possível extrair dados que sirvam de base para o desenvolvimento do negócio (BI).
O Web Analytics também engloba o monitoramento de mídias e redes sociais, onde é possível extrair informações relevantes sobre tendências e diversos tipos de clientes (clientes rotineiros, clientes fãs, clientes em potencial, etc.). Além disso, monitora o desempenho de SEO e propagandas online. Analisa os resultados da comunicação nas plataformas online onde a empresa está presente a fim de otimizar resultados.
Esses profissionais também atuam com os KBRs e KPIs. KBRs são “Requerimentos de Chaves de Negócios”, ou seja, palavras-chave que exemplificam objetivos. São usadas para executar determinada ação empresarial e servem de indicadores para a equipe de arquitetos da informação, SEOs, métricas e profissionais de propaganda. Os KPIs são “Indicadores de Chave de Desempenho” que servem para mensurar a performance de ações de marketing digital. Para melhor entendimento, são métricas que indicam se sua propaganda e seu SEO estão funcionando bem. Normalmente, essas chaves são determinadas pela gerência da empresa.
Com todos esses tipos de monitoramentos e observações de dados da internet, o analista de métricas deve repassar informações às áreas de interesse e deve ter capacidade de tirar conclusões importantes para o desenvolvimento empresarial, simulando cenários e previsões. Esse profissional consegue fazer a coleta correta de dados, organizá-los em relatórios e extrair mais inteligência e insights através desses dados do que um profissional de marketing comum conseguiria.
Um analista de métricas também pode atuar em assessorias como um auditor da qualidade das ações, agindo livremente e sem esconder números e resultados que possam ser ruins ou negativos.
Como toda nova profissão que surge, há poucos profissionais qualificados nessa área. Porém, a tendência é do aumento de oferta de emprego, com empresas precisando cada vez mais de pessoas capazes de analisar seus dados.
A Internet Innovation possui cursos relacionados algumas dessas atividades exercidas pelo analista de métricas, como o Curso de Web Analytics e Curso de SEO, Curso de Social Media e Curso de Métricas.