Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Profissão: especialista em usabilidade

Glossário

Profissão: especialista em usabilidade

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A usabilidade é um tema muito abrangente, usado para definir as melhorias realizadas em uma ferramenta ou objetos com a finalidade de facilitar a sua utilização por pessoas que desejam realizar uma determinada tarefa.

Depositphotos.com/violetkaipa O especialista em usabilidade deve facilitar e tornar intuitiva a navegação na web.

Um especialista em usabilidade é responsável por empregar essas facilidades e oferecer uma experiência de utilização de uma página na web algo intuitivo e de fácil aprendizagem. Com isso, a página ganha o que chamamos de navegabilidade, fazendo com que o usuário utilize todas as suas aplicações de forma produtiva, reduzindo a possibilidade de erros ou outros problemas.
No mercado de trabalho, a demanda por profissionais especialistas em usabilidade vem crescendo, pois as grandes empresas reconhecem a importância das consultorias nessa área para a melhoria de seus sites.
Esse profissional pode corrigir falhas que comprometem o desempenho da página, como:

  • Lentidão;
  • Layout inadequado (background, fontes, disposição dos elementos);
  • Navegabilidade não intuitiva;
  • Falta de informações relevantes para o usuário, entre outras.

O crescente interesse das empresas por esse tema fica claro quando testes comprovam que a usabilidade aumenta as vendas e melhora as taxas de conversão dos sites, trazendo bons retornos para os investimentos feitos nessa área.
De acordo com o instituto norte americano Nielsen Norman Group em um estudo realizado, os sites de e-commerce que atendem às regras de usabilidade têm, em média, um aumento de 100% na sua taxa de vendas.
Até mesmo os sites que não são de comércio eletrônico têm a mesma média de retorno quando realizam esse investimento, conquistando novos visitantes para a sua página e atingindo seus objetivos de negócio por meio dela.
Com essa movimentação no mercado de trabalho, algumas instituições passaram a oferecer cursos rápidos e até mesmo de pós-graduação sobre o tema, além disso, algumas empresas também investem na especialização de seus funcionários, aplicando cursos in company para suas equipes.