O mercado de e-commerce, apesar de ser emergente, já oferece um ambiente bastante concorrido para qualquer segmento. Considerando que a grande maioria das lojas virtuais compartilham recursos similares, mesmo sendo plataformas de diferentes fornecedores, preços, promoções, entre outras características criadas para chamar a atenção do consumidor, o que mais seria importante? O que pode ajudar a fazer a diferença?
O design.
Não importa o tamanho do seu investimento em plataforma, propaganda, mídias sociais, campanhas no Adwords, segurança, logística, gestão, ou qualquer outro esforço gasto em ações para alavancar as vendas. Se o design não prestar, tudo isso cai por terra.
Se a sua loja virtual tem tudo isso, mas não tem um design caprichado, vai sofrer com o preconceito dos usuários. Loja feia não vende. Fato.
O design atrai, enche os olhos, passa credibilidade e reforça a identidade da loja virtual com a marca e consequentemente, desperta a confiança do consumidor.
Além da beleza, o design cumpre a função de oferecer um ambiente organizado, bem elaborado e coerente. Aplica os preceitos de usabilidade, faz as cores terem sentido e cumprirem seu papel de guiar psicologicamente o usuário enquanto navega, atraindo seus olhos e cliques para as áreas certas, estimulando sua vontade e a compulsão pela compra.
Nada mais repugnante aos olhos do consumidor do que uma loja virtual desarrumada, com informações (em excesso ou faltando) soltas e sem nenhuma liga ou nexo, textos minúsculos (ou gigantes), fontes ilegíveis e fotos de produtos mal produzidas. Isso tudo só para enumerar o básico. São dezenas de pequenos detalhes que compõem o layout de uma loja virtual e que devem ser devidamente cuidados pelo design.
E mais: o bom design pode ajudar no SEO da loja virtual. Como? Oferecendo, além da beleza, um ambiente adequado para as técnicas e ferramentas de SEO funcionarem adequadamente e de forma mais clara e eficaz. O resultado dessa mistura bem elaborada reflete na confiança do cliente, que irá clicar mais, navegar mais, voltar sempre e quem sabe até trazer com ele aquele amigo indicado. Aprecie o aumento nas visitas, pageviews, conversões e veja como isso vai impactar na relevância do seu endereço nos resultados de busca.
O design não deixa segredos. Ele mostra o caminho para o usuário, da vitrine ao momento do pagamento, conduzindo-o por um ambiente seguro, bem construído, proporcionando o menor número de cliques possíveis entre o desejo de comprar e a informação do número do cartão de crédito no pagamento do pedido.
As lojas virtuais disputam o consumidor oferecendo-lhe oportunidades, descontos, promoções, e quem ganha a preferência é aquela que oferece a melhor experiência geral de compra. E uma boa fatia dessa experiência positiva é proporcionada pelo design. O restante, é apenas plataforma.
*Autor: Filipe Sinhoreli Zoldan é graduado em Sistemas de Informação, web designer na JET E-Commerce, especialista na criação para e-commerce e integração do produto.
Fonte: E-commerce Brasil