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Uma estratégia poderosa usada na internet, o e-mail marketing é a utilização de envio de e-mails como ferramenta de marketing direto. Embora seja uma solução que existe há muitos anos, seu uso ainda é confuso para muitas empresas.

Depositphotos.com/cienpies Softwares de distribuição de e-mails ajudam a dinamizar e potencializar os resultados desta ferramenta de marketing.

A utilização de e-mail marketing deve ser autorizada pelo destinatário para não ser classificada como spam, ou seja, o cliente precisa autorizar o recebimento  dos e-mails da sua empresa. Normalmente, há a opção de receber e-mails quando um cliente está preenchendo um cadastro, mas o opt-in (termo usado quando o usuário de internet concorda com determinada ação) também pode ser implícito quando há uma relação efetuada entre cliente e empresa.
Tome cuidado: muitas pessoas não gostam de receberem e-mail marketing sem consentimento e a quantidade de envios também pode irritar o cliente, prejudicando a marca da sua empresa. Aconselha-se a não enviar mais do que um e-mail marketing por semana.
Apesar disso, o e-mail marketing é uma excelente maneira de fazer com que o cliente lembre da sua marca, fidelizá-lo com alguma personalização e promoções exclusivas, além de mostrar as novidades que sua empresa está desenvolvendo. Essa ferramenta pode ser rastreável, produzindo relatórios estatísticos importantes para o planejamento empresarial.
Basicamente, um software de distribuição de e-mail marketing envia o mesmo e-mail para todo o banco de endereços que você tem cadastrado. Também é possível enviar e-mails personalizados, com o nome do destinatário incluído ou e-mail de feliz aniversário, por exemplo. Tais ações mais avançadas podem não ser gratuitas, isso dependerá do software contratado.
Mesmo sempre tentando driblar a proteção contra envio de e-mails em massa que cada provedor de e-mail possui, há sempre a chance de o seu e-mail marketing cair automaticamente na pasta de “Lixo eletrônico” ou “Spam” nas caixas de e-mail de seus clientes. Algumas ferramentas possuem uma tecnologia melhor que a outra, mas a melhor alternativa é pedir para seu cliente incluir o domínio (endereço do e-mail remetente) em sua lista de contatos, para fazer com que o seu envio caia direto na caixa de entrada do cliente.
Para um uso corporativo de baixa quantidade, serviços gratuitos de e-mail marketing são as melhores escolhas. Confira aqui uma lista de empresas que oferecem o envio gratuito:
MailChimp – O plano gratuito oferece 12 mil envios por mês para, no máximo, 2 mil e-mails.
Simply Cast
– O plano gratuito disponibiliza 30 mil envios por mês para até 2 mil contatos.
Mad Mini
– O plano oferece 12.500 e-mails marketing grátis por mês para, no máximo, 2.500 e-mails.
Nitro News
– Em português, você pode enviar até 1 mil e-mails marketing por mês.
Cake Mail
– Com a opção gratuita, você pode enviar 600 e-mails marketing para até 100 contatos por mês.
Clever Elements
– É possível enviar 4 mil e-mails marketing grátis para até 1 mil clientes por mês.
ContactOLOgy
– A conta grátis te permite o envio para até 100 e-mails.
Thunderbird
– O programa de e-mail do Mozilla oferece extensões gratuitas para melhorar o envio em massa de e-mail, sem limite de envio e destinatários.