O Marketing de Conteúdo é hoje umas das mais eficientes estratégias para promover marcas, impulsionar vendas e fidelizar clientes. A produção e divulgação de conteúdo relevante sobre empresas e produtos têm envolvido e atraído consumidores que, cada vez mais, preocupam-se em buscar o máximo de informações antes de tomar suas decisões de compra.
Com esse novo perfil de consumidor, mais exigente e informado, o marketing de conteúdo tem superado até mesmo a publicidade tradicional. De acordo com pesquisa do Roper Public Affairs, 80% dos usuários preferem obter informações sobre empresas através de artigos e 60% deles afirmam que o conteúdo ajuda a tomar melhores decisões.
Para conquistar este consumidor, no entanto, é preciso ter um conteúdo atraente e profundo. Disponibilizar apenas informações básicas já não é suficiente. Com a grande concorrência entre empresas, quanto mais completo, exclusivo e relevante for o seu conteúdo, maiores as suas chances de alcançar e convencer o seu público-alvo.
Por isso, é importante levar em conta alguns pontos para garantir bons resultados com essa estratégia.
Defina o seu público-alvo
O primeiro passo no planejamento das ações de marketing de conteúdo é definir quem são, do que gostam e o que pensam os consumidores da sua marca. Desta forma, poderá escolher os melhores canais e a linguagem mais apropriada para atingir seu público.
Crie um blog
Estes canais são indicados para todo tipo de negócio, já que oferecem a oportunidade de se trabalhar um conteúdo completo, com recursos atrativos e uma linguagem leve, que favorece o estreitamento da relação marca – consumidor. Trabalhe temas que sejam interessantes para o seu público e mantenha-o sempre
atualizado. Utilize imagens, vídeos e infográficos para garantir um diferencial e se destacar entre os demais.
Ganhe a confiança e gere envolvimento
Uma relação de confiança propicia o envolvimento mais efetivo com a marca. Para estimular o engajamento, crie conteúdo interessante, interativo e, principalmente, original.
Abra espaço para opinião dos clientes
Além de oferecer suporte aos seus clientes, disponibilize um espaço para que possam compartilhar suas sugestões e opiniões sobre a marca. Redes sociais são ótimas ferramentas para explorar essa conexão. Além de proporcionarem uma comunicação direta entre consumidor e marca, têm grande alcance e potencial de viralização.
Quer saber mais dicas e estratégias para implementar – ou otimizar – o marketing de conteúdo de sua empresa? Inscreva-se no curso de produção de conteúdo para canais digitais da Internet Innovation e aprenda todos os segredos com grandes especialistas da área.
Créditos das imagens
Destaque
Imagem 1
Imagem 2