De acordo com as diretrizes para desenvolvedores do Google, existem algumas regras que devem ser seguidas para um bom posicionamento, assim como algumas medidas de segurança para você saber até que ponto o SEO está ajudando o seu site.
Para os iniciantes, o Google tem um “Guia do Google para iniciantes em otimização de sites para mecanismos de pesquisa“, nele você encontra os princípios básicos para otimização de sites e também as melhores práticas.
Nesta publicação trataremos o outro lado, o que não se pode fazer quando falamos de SEO, e o que precisamos ficar alertas quando contratamos este tipo de serviço.
Nem todos os profissionais do mercado trabalham da forma correta, por isso é importante se manter sempre informado sobre todas as alterações que são feitas em seu site. Caso o SEO esteja sendo feito de forma antiética, que muitas vezes chega a ser confundido com um posicionamento agressivo, o seu site pode ter uma presença negativa, não somente para o Google, mas também para o mercado. Tome cuidado com alguma ações:
• tiver domínios de fachada
• colocar links para outros clientes nas páginas de entrada
• oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços
• não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa
• garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você obteria de qualquer forma
• utilizar diversos aliases ou informações WHOIS falsas
• obtiver tráfego a partir de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware
• tiver tido domínios excluídos do índice do Google ou se ela mesmo não estiver listada no Google
Uma dica do Google é, se tiver dúvida, não pense duas vezes em desistir.
Para nortear a contratação do serviço, é interessante fazer algumas perguntas básicas:
• Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
• Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
• Você oferece algum serviço ou orientação de marketing para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
• Que tipo de resultados você espera ver e em que período de tempo? Como você mede seu sucesso?
• Qual é a sua experiência no meu setor?
• Qual é a sua experiência no meu país ou em minha cidade?
• Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
• Há quanto tempo você está no mercado?
• Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Fique atento!
Com informações de Google.