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Inbound Marketing

8 estratégias para destacar sua empresa dos concorrentes

Fábio
Escrito por Fábio
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8 estratégias para destacar sua empresa dos concorrentes

Saiba como usar os recursos que possui para destacar sua empresa dos concorrentes e trabalhar com estratégias que gerem resultados.

Quem possui um negócio sabe que precisa estar atento ao mercado e se reinventar a todo dia. É preciso encontrar maneiras de se destacar dos concorrentes, afinal, a cada momento surgem novas empresas que desejam uma fatia do mercado.
Além de usar a criatividade é preciso contar com estratégias empresariais para não ser esquecido e ganhar espaço. Veja o que sua empresa pode fazer para se destacar dos concorrentes.

  1. Analise seus concorrentes

Para conseguir se destacar é preciso saber o que seus concorrentes estão fazendo. Deve fazer parte do trabalho levantar com frequência quais ações estão adotadas por eles, entender os pontos positivos que possuem e os fracos.
Saiba como eles atuam, o que podem fazer de melhor se baseando nos pontos fracos deles e busque estar sempre um passo à frente.

  1. Treine seus colaboradores

A sua equipe pode ser um grande diferencial, por isso, ela deve ser muito bem capacitada. Invista em treinamentos que possam tornar os membros do time melhor.
Esses podem ser voltados para desenvolver determinadas habilidades, ensinar técnicas administrativas, de vendas, atendimento e muitos outros. Não tenha medo de ensinar, todos os treinamentos são bem aproveitados e melhoram os resultados.

  1. Invista na inovação

O mundo está em transformação e sua empresa precisa acompanhar. Esteja sempre inovando para suprir as necessidades dos clientes e se destacar.
Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como melhorando o atendimento e oferecendo novos canais, tendo um conceito diferenciado na loja, investindo no pós-venda, apostando em serviços ou produtos únicos, etc.
Não fique acomodado mesmo que esteja bem posicionado no mercado e com vantagens sobre os concorrentes. Sempre aposte na inovação como um diferencial.

  1. Foque no cliente

O cliente é o centro do negócio, não importa o que você venda. A cultura deve ser centrada nele, ou seja, tudo o que for feito deve ser pensado no consumidor e não nos lucros ou algo do tipo.
Isso faz com que surja uma proximidade com o consumidor e as suas necessidades sejam melhor atendidas. Como resultado a sua empresa começa a se destacar por suprir o que o mercado deseja e isso abre uma grande vantagem em relação à concorrência.

  1. Não foque tanto no preço

É claro que não se deve deixar de precificar os produtos e serviços de acordo com o que eles oferecem, mas essa não deve ser a prioridade.
Em vez de brigar pelo concorrente pelo menor preço, busque agregar valor ao seu produto e fazer o consumidor pagar por isso. Se tiver um atendimento diferenciado, produtos únicos e outros benefícios, as pessoas pagam sem reclamar.
Um exemplo é a Coca-Cola, ela possui refrigerantes mais caros, porém, as pessoas continuam consumindo, pois sabem que estão adquirindo qualidade e até mesmo uma relação afetiva com a marca.

  1. Invista em SEO como estratégia on-line

A internet está cada vez mais dando visibilidade aos negócios e as empresas que possuem presença digital se dão melhor.
Um exemplo é a Smartia que trabalha com diversos tipos de seguros e se tornou referência no setor. Ela soube usar muito bem as técnicas de SEO para produzir conteúdo atrativos que possam ajudar seu público e com isso atingir o objetivo do seu negócio que é gerar leads.
Existem muitas estratégias online que podem ser utilizadas, elas vão desde anunciar a sua empresa até garantir o engajamento do público. O importante é que ela esteja aliada aos objetivos do negócio.

  1. Ofereça algo gratuitamente

Com tantas opções, muitos ficam receosos de mudar de marca ou fornecedor sem saber o que ele tem a oferecer. Deixe que as pessoas conheçam a sua empresa sem precisar pagar por isso.
Quando falamos em oferecer algo gratuitamente isso pode ser feito de diferentes formas. É possível fornecer informações por meio de um blog ou e-book, disponibilizar amostras grátis, um período de degustação do produto e outros.
Isso fará com que a pessoa teste, descubra como funciona e perceba que aquilo é o que deseja. Assim irá adquirir sem ter dúvidas e te dará vantagem em relação à concorrência.

  1. Identifique suas falhas

Além de analisar os concorrentes é preciso fazer uma avaliação interna, e por mais que não goste de ouvir isso, sua empresa possui falhas. Usar a análise SWOT pode ser uma boa maneira de descobrir suas forças e fraquezas e identificar oportunidades e ameaças.
Aproveite as oportunidades do mercado para destacar sua empresa dos concorrentes, investindo nelas e trabalhando seus pontos fortes ao seu favor. Ao mesmo tempo busque maneiras de superar as deficiências para que não se tornem um problema.
Para destacar sua empresa dos concorrentes é preciso estar atento aos que eles estão fazendo, mas acima de tudo não se acomodar. Sempre busque inovar, atender as necessidades dos clientes e invista na marca para ter o resultado desejado.
Por: Jeniffer Elaina
 

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