Brand Equity: como deixar sua marca mais forte na internet?

 

Para se diferenciar da concorrência, é importante investir em agregar mais valor à marca. Veja como gerar e medir esse valor com o brand equity!

Muitas empresas, mesmo que possuam recursos suficientes para se manter no mercado, acabam falhando nesta tarefa. Um dos maiores motivos para isso: falta de atenção ao brand equity.

Basicamente, o brand equity é o valor da marca. É tudo aquilo que a marca representa e vale em seu mercado, com seus clientes, entre seus concorrentes.

Prestar atenção ao valor da marca pode ser a diferença para deixar sua empresa com uma presença mais forte, principalmente na internet.

O que é o brand equity?

Como já estabelecido, o brand equity é o valor da marca, mas o conceito na verdade foca mais em como medir este valor. Sendo algo intangível, para medir o valor da marca de uma empresa deve-se seguir alguns fatores também abstratos.

Na verdade, não importa realmente se a marca for conhecida, e sim como os clientes veem a marca. Perceber a visão que o público tem da empresa pode ajudar a fortalecer a imagem. E quanto mais forte a imagem da empresa, mais valor no mercado ela terá.

A importância de uma marca forte

O brand equity pode afetar muito a capacidade da empresa se manter com relevância para seus consumidores, assim como aumentar seus lucros.

Ter uma marca forte acaba trazendo o poder de influência no mercado, não somente nos consumidores, mas também em distribuidores, fornecedores, veículos de imprensa e muitos outros profissionais que têm algum envolvimento naquela empresa.

Ou seja, qualquer parte envolvida com os negócios dessa empresa irá dar preferência a ela. Com isso, as marcas mais fortes têm uma vantagem em cima de seus concorrentes, aumentando as chances de sucesso com seu público.

Quanto mais forte a marca da empresa, mais valor o cliente irá dar a ela. Na prática, significa que a empresa poderá cobrar até mais por um produto similar à outra marca, mas ainda assim terá a preferência de seu público. Seus consumidores confiam na marca, dando espaço para inovar e tomar decisões importantes quanto a estratégias.

Um dos maiores casos de brand equity atualmente é a Apple. Por mais que ofereça um produto que outras marcas também possuem um similar, a Apple arrasta multidões para suas lojas por ser uma marca forte.

Outra importância do valor da marca é a lealdade que seus usuários e consumidores têm à marca, fazendo com que as pessoas que possuem produtos da Apple não troquem por outras marcas concorrentes.

Como deixar minha marca mais forte na internet?

Hoje, as marcas fortes necessitam ter uma presença digital, fazendo com que o brand equity dependa muito das estratégias de marketing digital da empresa.

  1. Identidade visual

Existem marcas tão fortes que podemos alterar o texto de seu logotipo e ainda assim será reconhecido. As fontes usadas em logotipos como da Coca-Cola, Netflix e uma série de outros logotipos podem ser facilmente trocados e ainda saberemos qual é a marca, por conta de sua força.

Uma identidade visual bem aplicada, composta do logotipo, paleta de cores, entre outros elementos, é essencial para que uma marca seja forte. Hoje, é possível criar logo grátis que seja facilmente entendido e que transmita a mensagem que a empresa quer passar.

  1. A mensagem certa nos canais certos

Toda empresa deve passar uma mensagem forte para que seu público crie uma conexão com ela. Descobrir qual a mensagem que sua empresa quer passar é o primeiro passo para gerar um relacionamento com seus clientes, fortalecendo sua marca.

O planejamento de conteúdo utilizado pelo marketing digital pode estabelecer a linha de comunicação com seu público, de acordo com a mensagem que sua empresa deseja passar.

Escolher os canais corretos para transmitir suas ideias é essencial para ter uma marca forte. Ao contrário do que muitos pensam, estar em todas as redes sociais não é tão eficiente, mas sim estar nas redes sociais que o seu público está.

  1. Conteúdo frequente

Ter uma marca forte, principalmente na internet, significa estar sempre presente, com conteúdos frequentes e relevantes. Ter uma produção de conteúdo contínua alimenta o interesse de seu público, fazendo com que se aproximem da marca cada vez mais.

O ideal é ter um planejamento de conteúdo para entregar assuntos relevantes, de acordo com a mensagem que a empresa deseja passar, para alcançar seus consumidores.

Apresentando uma mensagem coerente, nos canais corretos e com regularidade, sua empresa terá grandes chances para ser a primeira escolha de seus potenciais clientes. Além de torná-los leais à marca, fazendo propaganda gratuita para seu círculo social, podendo prospectar ainda mais novos clientes.

Agora que você já conhece sobre o tema, aplique o brand equity e alcance uma receita maior em sua empresa.

 

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