Card Sorting é um método que permite entender as expectativas e percepções dos usuários de determinada interface, a internet, por exemplo. Em outras palavras, este é um estudo que consiste na compreensão do modelo mental dos usuários, isto é, por quais nomenclaturas eles procuram um conteúdo na interface.

Depositphotos.com/andresr A técnica do Card Sorting é utilizada para redesenhar o site e melhorar sua usabilidade.

Este estudo consiste em uma análise de comportamento que pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é através de uma reunião integrada por alguns usuários da interface e arquitetos de informações.

Antes de iniciar a reunião deve-se preparar cartões com as possíveis categorias do site que será redesenhado. E durante a reunião elas deverão ser apresentadas aos internautas para que eles organizem-nas de acordo com modelo mental, isto é, a partir de qual nomenclatura procurariam um conteúdo.

Feito isso já é possível analisar o resultado e, a partir dele, realizar novas estratégias para redesenhar o site e permitir que o conteúdo seja encontrado pelos internautas de forma mais fácil, aliás, este é o maior objetivo do Card Sorting. Vale mencionar que a análise de resultados requer certo conhecimento estatístico.

Para tanto, as categorias e menus são o alvo de estudo do Card Sorting. Ele ajuda a conhecer as categorias de informação e organização da estrutura; os títulos e subtítulos mais adequados e apropriados; a melhor forma de agrupar os menus e a melhor adaptação e a adequação do comportamento mental do usuário para um site.

A importância de conhecer o comportamento dos internautas, no caso da internet, é de extrema importância, porque a partir do momento que se conhece as expectativas e os hábitos de busca dos usuários, torna-se plausível estruturar categorias com o perfil do público alvo.

Por isso, muitas empresas estão utilizando esta metodologia para categorizar seus sites. Ainda mais porque consiste em um estudo relativamente fácil, eficiente e barato.

 

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *