Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS – Content Management System) são ferramentas que permitem editar, classificar e publicar todo tipo de informação – textos, imagens, vídeos, etc – em uma página da web. Por serem soluções completas e flexíveis, são utilizadas para diversos tipos de projetos, de sites corporativos a lojas eletrônicas.

Depositphotos.com/Wavebreakmedia A escolha de um CMS confiável e flexível é fundamental para evitar problemas no gerenciamento de conteúdo.

Hoje, sistemas CMS como o WordPress, Drupal e Joomla – que detêm 75% de todo o mercado – são as melhores opções para quem deseja criar um site, já que exigem pouco conhecimento técnico e quase nenhum investimento. Mesmo sendo gratuitas, contam com boas funcionalidades, usabilidade e plug-ins – gratuitos e pagos – que podem ser usados para tornar o seu site mais robusto e completo gastando-se pouco.

Para escolher entre as opções disponíveis, o primeiro passo é definir as necessidades de seu projeto e analisar as funcionalidades oferecidas pelos sistemas. É preciso ter em mente que essas plataformas disponibilizam uma série de features e que você poderá incluí-los ou não, de acordo com o que você procura para o seu site.

Além destes aspectos, avalie se o sistema possui funcionamento intuitivo, navegabilidade, servidor padronizado, apoio adequado à documentação e se é fácil de utilizar. Verifique também se as soluções oferecem tecnologias de suporte funcionais e eficientes.Depois de definir o “desenho” de seu site, você irá procurar por soluções que atendam o seu planejamento, mas que também sejam “amigáveis” a eventuais – e prováveis – mudanças. Isso porque, por mais que seu projeto esteja redondo, “fechado”, ele, em algum momento, passará por adequações e nem todos os CMS oferecem fácil adaptação a novas necessidades. Por isso, este é um ponto importante para ser analisado antes de fazer a sua escolha.

 

Internet Innovation

One thought on “Dicas para escolher o melhor CMS para seu site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *