Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Estratégias de marketing de conteúdo para gerar leads

Artigos

Estratégias de marketing de conteúdo para gerar leads

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias de marketing de conteúdo para gerar leads
O marketing de conteúdo é uma ferramenta bastante conhecida, inclusive para quem deseja gerar leads. Para que traga resultados deve ser planejado e ter ações direcionadas.
Captar os dados de potenciais clientes para fazer contato posterior é um grande desafio. O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode trazer resultados para empresas de vários nichos.
Quando se pensa em conteúdo é possível ver ele presente de diferentes formas na internet. Existem artigos que são produzidos, vídeos, podcasts e muitos outros. Todos eles podem fornecer informações relevantes e serem um sucesso.
Por outro lado, existe o conteúdo que é feito sem um planejamento. Nesse caso ele não trará bons resultados.
O marketing de conteúdo deve ser planejado e usar estratégias concisas. Veja o que pode ser feito!

Defina para quem está gerando conteúdo
Um erro bastante grande é escrever sem saber para quem. Se fala com um jovem precisará usar uma linguagem mais descontraída e que gere identificação. Já um profissional de alto escalão, não terá dificuldades em entender termos técnicos.
Não é apenas a linguagem que faz diferença no marketing de conteúdo, mas as dores do leitor. Eles possuem necessidades diferentes e a intenção é saber para quem está produzindo para que consiga apresentar soluções.
Crie um blog para usar o marketing de conteúdo e gere leads
Se você produz uma quantidade de conteúdo, é ideal ter um local onde ele fique reunido. O blog é o local ideal para reunir todos os textos que são produzidos e pode se tornar um canal oficial de informações para o consumidor.
É claro que todo o conteúdo precisa estar otimizado e contar com técnicas de SEO. Por exemplo, um site que vende seguros pode produzir conteúdo diversos para orientar quem está pensando em adquirir o serviço ou já possui.
Ele pode oferecer dicas e materiais complementares quais são as melhores seguradoras de carro, preço médio, entre outros. Assim, irá atrair o leitor e, ao contar com uma ferramenta de cotação ou venda e venda, ele poderá se interessar e clicar ali mesmo, na página do blog.
Para receber o conteúdo por e-mail, será preciso fornecer algumas informações e dessa forma será gerado o lead.
Invista em conteúdo de diferentes formatos
Não é apenas o conteúdo escrito que pode ser uma estratégia de marketing de conteúdo para gerar leads. A quantidade e diversidade a ser produzida é gigantesca.
É possível apostar em podcasts que podem ser colocados junto ou separado dos artigos, infográficos, vídeos e muitos outros. A regra é saber para quem está produzindo, quais são os canais utilizados e o que o público espera encontrar.
Ao combinar todos esses fatores saberá quais conteúdos trarão resultado e ajudarão na geração de leads.
Deixe formulários sempre à vista
O marketing de conteúdo deve ser usado estrategicamente para assim gerar leads. Deve-se pensar que os dados só serão fornecidos se houver algum estímulo.
Os formulários são bastante usados para a captura dos dados, mas para isso devem estar à vista. Eles podem usar diferentes iscas como permitir a cotação de valores, oferecer um material rico ou qualquer outra possibilidade. Ele inclusive pode ser incluído em landing pages.
Um ponto que precisa de atenção é que os formulários não devem ser extensos. Se pedirem uma quantidade interminável de dados serão abandonados. Então, tenha cautela e peça poucas informações, mas que sejam relevantes.
Incentive o lead a avançar no funil
É preciso trabalhar o funil de vendas. Em um primeiro momento quem está acompanhando conteúdo pode não estar disposto a oferecer informações.
Conforme ele ganha confiança na marca e percebe que os conteúdos são relevantes, se sente mais confortável em disponibilizar os dados. Trabalhar o funil de vendas e fazer com que esse potencial lead avance é necessário.
Dessa forma ele passará uma maior quantidade de dados e no momento do contato ele estará nutrido. Isso ajudará bastante para fechar uma venda.
Crie promoções e sorteios
O marketing de conteúdo funciona muito bem nesse caso. Com ele a pessoa sente que terá a chance de ganhar algo e fornece os dados. Todo tipo de sorteio promoção sempre acaba gerando um resultado positivo.
As pessoas querem participar, principalmente se fizer algo direcionado para a sua pessoa. É claro que em troca devem ser fornecidos alguns dados.
Além de gerar leads, essa estratégia pode ajudar a fortalecer as redes sociais e a marca. Principalmente se para ganhar houver a necessidade de divulgar ou pedir votos para os amigos. Será uma estratégia combinada de chamar a atenção para a marca e obter leads.
Use o CTA
Cada conteúdo produzido deve direcionar a pessoa a alguma ação, muitas vezes fornecer dados ou fazer comentários. Esse poderão ser usados para nutrir o lead e fazer com que ele avance no funil de vendas.
Cada conteúdo ou estratégia pode direcionar para uma ação diferenciada.
O marketing de conteúdo traz excelentes resultados e nem sempre exige um investimento alto para gerar leads. Por isso, deve ser bem aproveitado e ter estratégias que o tornem viável e atrativo.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.

TAGS: