Dashboard, também conhecido como painel de controle, de indicadores ou de desempenho, é uma ferramenta utilizada para uma apresentação visual rápida e eficiente de dados, de forma a facilitar o entendimento de diferentes pessoas a respeito do assunto.

Depositphotos.com/dteurope Os dashboards são utilizados para apresentações visuais rápidas e eficientes.

É muito utilizado em empresas de diferentes áreas que precisam demonstrar diversas informações importantes sobre determinado objetivo de negócio e, para isso, consolidam um grande volume de dados com muitos formatos em uma tela de fácil compreensão, de forma concisa e visual.

Um dashboard pode ter muitas interfaces diferentes, de acordo com o tipo de informação que será apresentada e com o método de visualização que seja mais adequado para quem vai apresentar e, principalmente, para quem deve entender o que está mensurado, de forma clara e analítica.

Por isso, conheça abaixo alguns desses modelos interativos que podem te dar ideias para montar seus próprios painéis de Business Intelligence:

Mapa

O mapa do país foi importado para esse dashboard com a intenção de demonstrar a análise de dados por região. Nos indicadores ao lado, é possível encontrar as informações mais detalhadas. Para isso, basta clicar em determinada região do mapa e acompanhar a atualização dos dados.

Gráficos

Esse modelo de dashboard facilita a apresentação de uma grande quantidade de dados, pois ele reduz todos os gráficos a um único painel sem comprometer a visualização, que se mantém de forma clara e organizada. Para visualizar os detalhes de cada gráfico, basta passar o mouse sobre o ponto de seu interesse ou clicar em determinado gráfico para que ele seja ampliado ao tamanho total da tela.

Bolhas

O dashboard de bolhas possui uma visualização limpa e de fácil utilização. Cada bolha dimensiona uma categoria e sua posição na escala. Ao clicar sobre uma bolha, ela dará origem a outras bolhas menores que se posicionam na escala, de acordo com os dados relacionados a tal categoria. Ao passar o mouse sobre cada pequena bolha, é possível ler os dados que ela representa. Também é possível modificar a escala, e consequentemente todos os dados do painel, arrastando o botão localizado no canto esquerdo inferior.

Visão Geral

Obtenha um resumo geral de desempenho reunindo diversos relatórios em um único painel. Esse painel permite selecionar os níveis de desempenho (por região, loja, etc, por exemplo.) para uma análise rápida e objetiva dos dados. Esses controles podem ser feitos de forma intuitiva, pois o painel tem uma visão organizada e produtiva. É um modelo de dashboard que pode ser facilmente enviado como relatório, mesmo para alguém que não seja especialista da área de BI.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *