O Que Os Profissionais Remotos Podem Esperar Em 2021

blank

Apesar de muitos benefícios, a rotina em home office conta com alguns problemas constantes. Neste artigo mostraremos o que os profissionais remotos podem esperar do mercado de trabalho.

Apesar dos muitos benefícios trazidos pelos home office, tanto para as empresas como para os colaboradores, essa nova rotina profissional vem contando com desafios diários que estão afetando o rendimento desses profissionais.

Um deles é a conexão entre os profissionais de uma mesma empresa, que antes eram promovidas em momentos como a pausa do café, encontros nos corredores e elevadores e no horário de almoço.

Apesar destes momentos parecerem corriqueiros, está mais que comprovado que eles ajudam na dinâmica interna da empresa, tornando a equipe mais integrada e promovendo descanso mental, o que, consequentemente, traz um melhor rendimento profissional.

Além disso, muitas soluções e estratégias são criadas nesses pequenos encontros, que são tão importantes para a saúde das empresas e colaboradores que o mercado digital vem desenvolvendo ferramentas capazes de suprir essa demanda.

O que os profissionais remotos podem esperar do mercado digital

A fim de preencher essa lacuna de relacionamento interno que o sistema de home office implicou aos profissionais remotos, as empresas estão investindo em aplicativos para videoconferência que poderão ser usados como uma sala de descanso virtual.

Algumas plataformas de conferência online como o Teams já oferecem a possibilidade de profissionais de uma mesma empresa se conectarem não apenas em reuniões formais, mas durante o horário de expediente, para que a troca de informações seja mais eficiente e dinâmica.

O app permite gerenciar reuniões seguras, podendo controlar quem participa e bloquear convidados indesejados, o que na era virtual é muito importante também. Seja um assunto profissional ou pessoal, pode-se escolher os convidados da mesma forma como fazia presencialmente.

Esse tipo de possibilidade traz aos profissionais remotos a sensação de estarem no escritório, permitindo a eles uma maior integração e até mesmo pequenos momentos de lazer, aumentando assim seus rendimentos corporativos.

Apesar de parecer apenas um detalhe, essas conexões informais, – sejam elas virtuais ou não – são fundamentais para criar um senso de comunidade, conectando os profissionais com os demais membros da equipe, e com a organização de modo geral.

Mesmo havendo dados que apontam para uma melhora de rendimento profissional no sistema de home office, esse déficit na integração entre os colaboradores é real e, a longo prazo, poderá impactar negativamente na saúde das empresas.

Visando solucionar essa questão, algumas empresas no mercado digital vêm trabalhando em aplicativos e plataformas capazes de criar um ‘escritório virtual’, conectando profissionais de uma mesma equipe em salas virtuais seguras.

Ambientes onde, além de trocar informações profissionais, esses colaboradores poderão também ter alguns momentos de descanso, conversando sobre assuntos pessoais, e trocando experiências.

Segundo uma pesquisa realizada pela PWC, apesar de a maioria dos profissionais remotos verem essa modalidade de trabalho de maneira benéfica e interessante, 87% deles enxergam o ambiente do escritório como algo importante para a construção de relacionamentos e a colaboração entre os membros da equipe.

É na promoção desse ambiente que as novas soluções em conferência online funcionarão trazendo aos profissionais mais interação interpessoal e troca de ideias, o que poderá garantir um melhor crescimento tanto para eles como para as empresas.

Existe algum aplicativo para videoconferência que já ofereça essa possibilidade?

Apesar destas soluções ainda estarem em desenvolvimento, já existem aplicativos de videoconferência que oferecem essa possibilidade, um deles é o já mencionado Teams, da Microsoft.

Além de oferecer a possibilidade de criar salas de reunião, esse aplicativo para videoconferência também pode ser usado de maneira casual, tanto por profissionais remotos como de maneira pessoal, entre membros familiares e amigos.

Nele, além das videoconferências, é possível realizar ações como videochamadas, troca de informações e arquivos digitais, conversas por chat e muito mais. São diferentes recursos em uma única plataforma, que podem acontecer de maneira segura e funcional.

Como você pode ver neste artigo, as interações interpessoais entre membros de uma mesma equipe profissional são extremamente interessantes para a melhora do desempenho deles e dos resultados da empresa.

Por isso, é importante que tanto os profissionais remotos como as empresas comecem a buscar por soluções para  sanar essa demanda. Afinal, quanto antes isso acontecer melhor será para todos.

Open chat