Como construir uma marca forte no mercado digital

Para atrair e fidelizar cada vez mais clientes, é importante construir uma marca forte no mercado digital, que vem crescendo cada dia mais. Veja algumas dicas!

Muitas empresas ainda acreditam que investir na sua marca é exclusivo para empresas grandes, não sendo necessária para pequenos negócios. Não importa o tamanho, sua marca merece e deve ser reconhecida no mercado.

O investimento na marca da empresa, principalmente no meio digital, deve ser incluso no planejamento do empreendedor, nem que seja o investimento de tempo. Não é necessário investir milhares de reais, a pequena empresa pode optar por realizar ações simples no cotidiano para mudar a percepção do cliente sobre sua marca, conquistando e fidelizando seu público.

Com a hiperconcorrência do mercado, onde oferecer um produto ou serviço diferente fica cada vez mais difícil, a empresa pode fazer da marca o seu diferencial. Para isso, a gestão da marca deve ser feita de modo estratégico, principalmente para se consolidar no mercado on-line.

Gestão da marca: por quê é necessária

Além de transmitir as qualidades do produto ou serviço, a empresa deve pensar nas ideias que quer transmitir ao seu público, e qual estilo de vida elas estarão relacionadas. Qual a sensação que a empresa quer que o público tenha ao usar aquele produto ou serviço, entre outras ideias.

O conjunto de ações realizado com a função de gestão de marca é chamado de branding. O branding é necessário para empresas de todos os portes, pois cada vez mais, o consumidor está procurando uma experiência além de uma simples compra, ele procura por relacionamento.

Numa era em que as redes sociais, e a internet em si, estreitaram os laços, fazendo com que a conexão global seja possível e fácil, ter uma marca bem estruturada e presente no meio digital, pode trazer inúmeros benefícios.

O sucesso de marcas famosas se dá, muitas vezes, a conexão que fizeram com seu público, em muitos casos duradoura. Trabalhando na gestão da sua marca, você se diferencia das demais empresas, construindo um relacionamento sólido com seus consumidores.

Posicionando-se como uma marca forte no mercado

Você sabe os diferenciais de sua empresa, seja de produtos ou serviços, e deve se posicionar no mercado, demonstrando suas qualidades. Construindo a identidade da sua marca, você pode mostrar ao seu público o que oferece, e porque eles devem optar pela sua marca.

As marcas mais sucedidas do mercado, como a Apple, pensam primeiramente no propósito da empresa como estratégia de mercado, no porquê aquela empresa existe.

O motivo? As pessoas compram mais a ideia, o porquê você oferece aquele produto ou serviço, compram a experiência, sensação ou status de usar aquele produto.

Então para se posicionar no mercado on-line, mostre ao seu público suas razões, assim como seus diferenciais. Crie uma identidade para sua empresa, principalmente visual por se tratar do meio digital.

Faça com que suas divulgações e ações de marketing estejam sempre harmonizados com a identidade visual da empresa, para que seja reconhecida rapidamente pelo público.

A Smartia é um bom exemplo de marca forte, reconhecida principalmente no meio digital. Suas ações de marketing são facilmente reconhecidas, além de a empresa aparecer como as primeiras opções nos resultados de busca do Google, quando o público procura por seguros.

Além de se destacar com diferenciais em seus produtos, como a contratação do seguro auto, a empresa tem o diferencial de ter uma marca forte e consolidada. Seu diferencial de realizar todas as ações relacionadas a seguro de forma totalmente on-line é um dos principais atrativos, mas é o atendimento e a identidade da marca que consolida seus consumidores.

O principal segredo do branding é que a empresa deve focar nas pessoas, antes de focar em seu produto ou serviço. Podemos enumerar milhares de cases de sucesso de várias marcas conhecidas que utilizam essa estratégia, comprovando que toda empresa pode se beneficiar com a construção de uma marca forte, se destacando no mercado.

Dicas gerais que toda empresa precisa seguir para ter uma marca forte

Muitas vezes, algumas empresas focam em mudanças diversas ao se depararem com resultados baixos. Mas, de acordo com especialistas, na maioria dos casos o problema é a marca.

É essencial construir uma marca forte e que seja reconhecida no nicho de mercado em que atua. Para isso, alguns pontos devem ser considerados, como:

  • Nome fácil e que transmita a essência da empresa;
  • Posicionamento;
  • Fidelização do cliente;
  • Padronização ímpar, ou seja, tudo o que diz respeito a sua empresa deve passar a mesma imagem, sejam seus funcionários, propagandas ou, até mesmo, o cartão de visita;

Lembre-se de que a sua marca é responsável por grandes movimentos no seu negócio. Invista nela!

Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br.