Você sabe o que é peering?Muitas empresas encontram no peering a solução ou a prevenção para um problema ou até mesmo uma crise. Quando um grupo de pessoas colabora com ideias a fim de desenvolver o crescimento de uma empresa, essa contribuição é chamada de peering.

A participação de colaboradores convidados pela empresa para trabalharem na formação de um determinado projeto nem sempre é incentivada pela recompensa financeira.  A maioria das pessoas decide dedicar-se a esse tipo de projeto para ganhar experiência profissional e até mesmo visibilidade dentro do ambiente corporativo em que atua.

Para a empresa, é interessante abrir essas portas para novas ideias que podem surgir a partir de seus colaboradores. Essa é uma maneira inovadora de encontrar grandes oportunidades de negócio e também fortalecer as relações internas.

Você sabe o que é peering?O peering também pode acontecer entre uma empresa e um grupo de pessoas que não sejam funcionários, ou até mesmo com outro grupo de empresas, como uma parceria. Nesse caso, a participação no projeto é motivada pelo interesse em trabalhar no crescimento da sua área profissional.

Dessa maneira, são formadas comunidades envolvendo a colaboração gratuita de profissionais que gostam do que fazem e se identificam pela vontade de compartilhar seus conhecimentos para o desenvolvimento de novos conteúdos.

Esses novos conteúdos gerados, na maioria das vezes, são publicados no modo de código aberto, ou seja, são divulgados de maneira livre, onde qualquer um pode usá-los e distribuí-los gratuitamente, propagando assim o conhecimento e o trabalho dos envolvidos na sua criação.

Você sabe o que é peering?Um exemplo de funcionamento de peering, no qual muitos podem ter participado sem conhecer esse termo, é o famoso site de pesquisas Wikipédia. A Wikipédia é uma comunidade de código aberto, que recebe constantemente a colaboração de usuários com conteúdo para as suas páginas. O site, sem fins lucrativos, ganhou grandes proporções e hoje é considerado como a maior enciclopédia do mundo.

O sistema operacional Linux também foi desenvolvido em um formato de peering, onde o então estudante Linus Torvalds iniciou o projeto que até hoje recebe a participação de especialistas em programação e sistemas operacionais, além de grandes empresas que investem para a melhoria desse sistema mundialmente conhecido.

Você sabe o que é peering?Outro exemplo de utilização do sistema peering é na rede de comunicação VoIP – Voz Sobre Protocolo de Internet – que transforma sinais de áudio analógico em dados digitais e permite a realização de uma chamada telefônica gratuita com o uso de um computador com internet.

São realizados diversos acordos entre donos e interessados nos sistemas de redes VoIP a fim de se estabelecer um relacionamento de interconexão entre as redes.

As empresas que procuram agregar valor às suas redes se unem em busca de ampliar os seus serviços e melhorar a qualidade do tráfego de informações.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *