7 tendências de marketing digital para 2021 que você pode aplicar ao seu negócio

Você está buscando novidades para melhorar o seu negócio no próximo ano? Então precisa acompanhar este artigo e conhecer as 7 tendências de marketing digital para 2021 que pode aplicar ao seu negócio.

O mercado digital ganhou muitos novos adeptos no ano de 2020, novos clientes e empresas que nunca pensaram em disponibilizar seus serviços e produtos passaram a operar dentro desse setor.

O principal motivo para isso acontecer, certamente foi a pandemia que colocou toda a população em isolamento social, e fez com que empresas se reinventassem para evitar a falência.

No entanto, o mercado online, talvez mais que os outros, vive constantes mudanças e adaptações. O seu crescimento no país esse ano fez com que muitas ferramentas e técnicas de marketing digital fossem criadas, ou mesmo alteradas, trazendo assim novas tendências nessa área para o próximo ano.

Se você colocou seus produtos ou serviços na internet esse ano, ou mesmo já estava nesse mercado e está em busca de novidades para tornar suas vendas ainda melhores no próximo, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer as 7 tendências de marketing digital para 2021 que você pode aplicar ao seu negócio.

Veja as principais 7 tendências de marketing digital para 2021 que você pode aplicar ao seu negócio

1.     Marketing de interação

Ter um site bonito, funcional e responsivo, de fácil manuseio, sempre foi fundamental para qualquer empresa que deseja promover uma boa experiência aos seus consumidores, fazendo com que eles tenham vontade de voltar mais vezes.

Atualmente, contar apenas com essas características não é o bastante. Se você deseja agregar valor aos seus visitantes e criar um vínculo com eles, fazendo com que eles se envolvam com a sua marca, a melhor saída é apostar na interatividade.

Quanto mais elementos interativos você tiver em seu site, ou nas redes sociais do seu empreendimento, maiores serão as chances de criar esse vínculo e aumentar as suas vendas. Um bom exemplo disso são as lojas e empresas de cosméticos que realizam transmissões ao vivo, usando seus produtos e conversando com seus consumidores.

1.     Conteúdos produzidos pelos usuários

Ter um espaço para divulgar todos os conteúdos produzidos pelos usuários do seu serviço ou produto também é uma tendência de marketing muito forte para 2021. Vídeos, fotos, avaliações que sejam produzidos pelos próprios clientes trazem mais credibilidade.

Muitas pessoas procuram a opinião de outros consumidores sobre um item antes de consumi-lo. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de ‘boca a boca digital’.

Esse tipo de marketing pode ser facilmente aplicado em qualquer tipo de empresa, basta que você tenha um espaço para avaliações, como as grandes lojas online de departamento que publicam a opinião dos consumidores na mesma página de descrição do produto.

2.     Publicidade junto a microinfluenciadores

O marketing de influência já é uma técnica muito difundida no Brasil, no entanto, realizá-lo através de grandes influenciadores, com um número de seguidores na casa do milhão, pode ser bem caro e não ter um retorno muito interessante.

Apesar desses influenciadores terem muitos seguidores, nem sempre suas taxas de engajamento com o público são interessantes, diferentemente de influenciadores menores que interagem mais com seus seguidores e, por isso, possuem maiores chances de vender determinadas marcas, ou produtos.

Essa pode ser uma tendência interessante para diferentes nichos, desde produtos de beleza até operadoras de seguro. É possível, por exemplo, contratar um microinfluenciador que tenha como pauta carros para vender seguro auto, por exemplo.

A pessoa que gravar o vídeo pode falar sobre as melhores seguradoras de carro, por exemplo, ajudando o leitor a escolher uma confiável e ainda disponibilizando um formulário para cotação na descrição do vídeo.

3.     Vender pelas redes sociais

Atualmente, independentemente do mercado em que uma empresa atue, é fundamental que ela tenha contas ativas nas redes sociais para que a interação com seus consumidores seja mais dinâmica e fluida.

No entanto, além da interação, essas contas podem e devem ser usadas para comercializar seus produtos, ou serviços também. A maioria das redes sociais atualmente oferecem ferramentas de vendas fáceis e rápidas, que podem tornar os números de qualquer empresa maiores, sem grandes esforços.

Essa pode ser uma excelente solução para quem trabalha com o comércio de roupas e acessórios, por exemplo, afinal, redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest, já contam com ferramentas de venda muito eficientes permitindo aos clientes conhecer melhor os produtos através de fotos e vídeos, e comprá-los na mesma plataforma.

4.     Conteúdos temporários em diferentes plataformas

Os famosos Stories, comuns em diferentes redes sociais, são conteúdos efêmeros que podem ser rapidamente visualizados e permanecem apenas 24 horas online. Apesar de não parecer, essa pode ser uma excelente ferramenta de marketing para quem deseja publicar vídeos curtos, fotos, ou mesmo apenas textos, divulgando sua variedade de produtos.

Se sua empresa atua no ramo alimentício, independentemente do nicho, seja com a venda de refeições prontas, doces, pães e bolos, biscoitos ou mais, essa pode ser uma excelente ferramenta de divulgação dos seus produtos.

5.     Transmissões ao vivo

As ‘Lives’ se popularizaram durante o ano de 2020. Famosos de diferentes setores e até mesmo anônimos fizeram uso dessa ferramenta para interagir com seu público, ou simplesmente conversar com amigos.

Para se ter uma ideia, segundo estatísticas, um em cada cinco vídeos no Facebook é uma ‘Live’. Essa ferramenta que antes era mais comum entres os influenciadores, se tornou uma alternativa interessante para a venda de produtos, serviços e consolidação de marcas no mercado.

Essa tendência pode ser facilmente aplicada em qualquer nicho de mercado, por exemplo, se você tem uma loja de decoração, pode fazer uma transmissão ao vivo, mostrando seus produtos, se você trabalha com o comércio de vestuário, pode fazer um desfile, e por aí vai.

6.     ChatBot para vendas e dúvidas

Outra ferramenta digital que ganhou muito espaço esse ano e veio para ficar é o ChatBot, um software de inteligência artificial que pode ser instalado em sites para ajudar os consumidores a encontrar os produtos e serviços desejados, responder dúvidas e mais.

Esse tipo de programa é mais comum em sites, mas existem ferramentas parecidas que podem ser usadas em redes sociais como o Facebook e o WhatsApp, por exemplo. Se você tem uma empresa pequena, com poucos funcionários disponíveis para ajudar seus clientes online, essa pode ser uma boa alternativa.

Essas são as principais 7 tendências de marketing digital para 2021 que você pode aplicar ao seu negócio. Certamente uma delas poderá te ajudar a aumentar os números da sua empresa no próximo ano.

Texto por: Jeniffer Elaina (formada em Marketing, Gestão de Seguros e com pós em ADM)

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