Esse ano o e-commerce nacional irá se mobilizar pela terceira vez com o evento Black Friday, que é realizado pelo site “Busca Descontos”. Faltando menos de um mês para a “Sexta-Feira Negra”, muitas lojas virtuais precisam se organizar previamente para acompanhar o elevado número de acessos dos consumidores online.

Depositphotos.com/hjalmeida O Black Friday ajuda a aquecer as vendas de fim de ano no comércio eletrônico.

O Black Friday e o e-commerce andam na mesma direção, a prova disso são os resultados registrados em 2011. Em apenas um dia a última edição bateu a marca de 100 milhões em vendas e despontou o comércio eletrônico nacional, com o maior volume de pedidos da história do e-commerce no Brasil. Esse ano, as expectativas são ainda melhores, a terceira edição promete superar em 35% a última.

Além de ampliar as vendas das lojas virtuais, esse dia serve como um “treino” e um termômetro para o consumo das festas de fim de ano. Segundo a e-bit, empresa de monitoramento de comércio eletrônico, ano passado o crescimento superou em 88% as vendas de 2010. Entre os setores com maior valor agregado estão: o setor de informática com participação de 12% em pedidos, os eletrodomésticos também com 12%, eletrônicos 10%, moda e acessórios 9%, e saúde, beleza e medicamentos 8%.

O Black Friday mostra sua importância para o desenvolvimento nacional, mas ao mesmo tempo aponta a necessidade de um planejamento prévio para atender a grande demanda de pedidos. Nas edições anteriores, o estoque despreparado de algumas marcas fizeram muitos produtos saírem das prateleiras virtuais rapidamente e deixando muito consumidores frustrados.

Prepare seu e-commerce para o crescimento

A vontade de divulgar todos os produtos possíveis com preços atrativos é válida, mas lembre-se que seu e-commerce precisa preparar uma infraestrutura compatível com a demanda dos consumidores. Realize um planejamento prévio para oferecer uma ferramenta fácil de usar, além de evitar que o site saia do ar, prejudicando o e-commerce.

Comece reduzindo o peso das páginas, otimize as consultas dinâmicas e abuse da tecnologia de cache. A preparação é fundamental, principalmente antes do Black Friday, pois a chance de tornar apenas um visitante em um fiel consumidor é muito grande.

Os sites especializados em determinados segmentos tem maior chance de crescimento. Por isso, as lojas virtuais precisam acompanhar as inovações e o desenvolvimento do mercado eletrônico e investir também na sua estrutura física, contratar profissionais capacitados e realizar um bom planejamento gerencial.

Aos poucos o comércio eletrônico nacional vem se preparando para uma grande expansão. Com o Black Friday as oportunidades aumentam e por isso é importante traçar estratégias que estimulem, e atendam, ainda mais os e-consumidores.  Marcar esse dia no calendário estratégico de vendas é uma fórmula de sucesso, para garantir lucro nesse dia ‘fatídico’, também conhecido como ‘Sexta-Feira Negra’.

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