Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
ERP: Saiba o que é, e quais seus benefícios para seu e-commerce

E-Commerce

ERP: Saiba o que é, e quais seus benefícios para seu e-commerce

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ERP: Saiba o que é, e quais seus benefícios para seu e-commerce

O sistema ERP ajuda as empresas a terem uma gestão mais completa, pois esse software consegue integrar os processos da organização.
Os gestores têm mais respaldo na demanda por informações, o que reduz os custos e melhora a qualidade das atividades.
Ter um negócio é compreender seu público-alvo e conquistá-lo através de campanhas como anunciar no Google Ads, por exemplo.
Mas para estar pronto para atender aos clientes, é preciso sempre aprimorar sua gestão, e para que ela seja cada vez melhor, nada como contar com uma ferramenta moderna.
Pensando nisso, vamos explicar o que é ferramenta de gestão, seus tipos e falar um pouco mais sobre o software ERP.

O que é sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um software que ajuda uma empresa a organizar suas atividades e documentos. Ele pode ser diretamente instalado no computador ou ser acessado online.
Essa ferramenta evita erros, garante a integridade das informações, melhora a produtividade do negócio e otimiza o tempo.
O gestor também pode consultar os resultados da organização a qualquer momento, referente a quaisquer setores, como o de marketing digital
Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões assertivas, uma vez que serão baseadas em indicadores.
Quando falamos dessas ferramentas, nos referimos a diferentes tipos, que foram desenvolvidos para atender as mais variadas necessidades. 
Dentre os principais, temos:

  • Gestão financeira;
  • Gestão contábil;
  • Gestão de vendas;
  • ERP.

O software de gestão financeira controla toda entrada e saída de dinheiro da companhia. A organização também consegue emitir notas, gerar boletos, fazer controle do fluxo de caixa, elaborar relatórios gerenciais, dentre outras possibilidades.
O sistema de gestão contábil, por sua vez, melhora a rotina das organizações porque elas passam a perder menos tempo com atividades burocráticas, assim, podem se dedicar mais às atividades que realmente importam.
Quanto à ferramenta de gestão de vendas, por meio dela é possível controlar melhor o estoque, reduzir a burocracia nas compras com fornecedores e agilizar a ordem de compra com clientes.
O gestor saberá identificar os produtos com maior demanda, o que ajuda a controlar a saída do estoque e seu abastecimento.
Por fim, temos o sistema ERP, e vamos falar um pouco melhor sobre ele no tópico a seguir. Acompanhe a leitura.

O que é ERP?

ERP é uma sigla para “Enterprise Resource Planning”, um software que melhora a acessibilidade e gestão de dados de uma empresa, de maneira confiável e integrada.
O sistema armazena dados, e a partir deles é possível fazer diagnósticos acerca das melhores ações voltadas ao aumento da produtividade e redução de custos.
Dessa forma, os negócios se tornam mais eficientes, principalmente, as plataformas e-commerce. Aliás, os benefícios não param por aí.
Quando o e-commerce está integrado a um software ERP, seus clientes ficam muito mais satisfeitos, afinal, a marca traz para ele a melhor experiência on-line.
Como investir em redes sociais, como o Instagram Ads,é de suma importância para os negócios, principalmente para o e-commerce, um sistema ERP garante mais eficiência à gestão dos negócios.
Informações sobre os produtos são atualizadas em tempo real, permitindo que o cliente veja a disponibilidade do estoque, status dos pedidos, dentre outras informações.
Também é uma ótima ferramenta para agilizar a preparação dos pedidos, visto que esse sistema integrado recebe os pedidos feitos no site automaticamente.
Assim fica mais fácil cuidar de outros processos, como separar a mercadoria, emitir nota fiscal e preparar o pacote mais rapidamente.
O controle financeiro é aprimorado, e isso é importante porque as finanças do negócio on-line precisam estar sempre em dia.
O sistema ERP permite que você gerencie seu fluxo de caixa, compras e vendas, recebimentos e pagamentos, dentre outras necessidades.
Além disso, o software emite relatórios financeiros e de vendas, o que torna as transações do e-commerce muito mais transparentes.
O controle de estoque também é beneficiado, o que pode ser especialmente vantajoso para os negócios on-line que têm uma grande variedade de produtos.
Assim, é possível saber a disponibilidade de uma mercadoria em tempo real, evitando retrabalhos como repetir as descrições dos produtos, bem como facilitar o faturamento.

Conclusão

A tecnologia é uma aliada poderosa das organizações, prova disso são as muitas ferramentas que temos à nossa disposição, que automatizam tarefas e aumentam a produtividade.
Os negócios on-line precisam ser ágeis se querem crescer e conquistar os consumidores, principalmente entendendo que é no digital que eles se encontram. 
Por isso compreender como funciona o Facebook Ads, por exemplo, é dar atenção para que seja entregue uma campanha de valor ao seu público. O mesmo vale para um sistema de gestão, que com ele a empresa é capaz de se tornar mais eficiente para atender seus clientes. 
 E pelo fato de venderem pela internet, é ainda mais imprescindível que contem com os recursos tecnológicos mais modernos.
O sistema ERP é um deles, e por ser considerado um dos mais eficientes, passou a ser usado pelas lojas virtuais de maior sucesso. E agora que você já conhece um pouco mais sobre a ferramenta, pode aplicá-la ao seu negócio tranquilamente.   
 

TAGS: