Como usar as estratégias de marketing digital certas para vender mais na Black Friday

Para vender mais na Black Friday não é preciso se desdobrar, basta aproveitar o momento em que o consumidor está mais propício a comprar e usar as estratégias certas.

 

A Black Friday é um momento muito esperado pelos consumidores, afinal, eles querem comprar produtos com valores menores do que os praticados durante o restante do ano. Para o comércio essa também é uma data bastante importante, sendo uma das que mais garantem lucros.

Se por um lado tem gente querendo vender mais na Black Friday, por outro há quem queira comprar e o meio digital é um dos mais usados para que essas negociações sejam fechadas.

Para conseguir atrair os clientes é preciso elaborar boas estratégias de marketing digital, afinal, a concorrência pode ser grande e será preciso ser visto se quiser fechar alguma venda.

Vamos dar dicas de como vender focando em uma corretora de seguros, mas você pode adaptá-las para o seu tipo de negócio.

Quando se trata de seguros, eles não são os mais procurados nessa época do ano e representam menos de 1% da intenção de compras na Black Friday. Entretanto, se houver boas ofertas e incentivo, esses números podem mudar.

Veja algumas dicas de como vender mais na Black Friday e garantir que os seguros sejam um dos produtos procurados e que também garantirão bons resultados.

 

Monte um cronograma de publicações mensal

A Black Friday ocorre no final do mês de novembro, porém, é preciso começar a usar as estratégias de marketing digital com antecedência, afinal, vai querer que os consumidores saibam que sua corretora terá ofertas de seguros específicas para essa época.

Selecione os canais de deseja publicar conteúdo e fazer a divulgação e prepare um cronograma mensal de divulgação, pois dessa forma conseguirá atingir um grande número de pessoas e fazer com que elas pensem na possibilidade de contratar um seguro com um valor mais atrativo.

As publicações devem ir afunilando o seu funil de vendas e preparando o consumidor para compra.

Vá interagindo com ele em cada publicação feita, por exemplo, se usa as redes sociais, tire dúvidas que estejam relacionadas às postagens, e dessa forma ele estará mais preparado para fazer uma compra ou pedir uma cotação quando chegar a hora.

Treine a equipe para vender mais na Black Friday

Muitas vezes se adota como estratégia deixar os descontos da Black Friday por mais de um dia, porém, os clientes que deixam tudo para a última hora podem não saber disso.

Será preciso que a equipe esteja bem treinada e preparada para atender a demanda, que pode ser bem acima do normal se conseguir trabalhar bem as estratégias de marketing.

Será preciso dar um retorno bastante rápido e preciso para conseguir fechar uma venda, então, se o cliente pedir uma cotação de seguro auto às 10h da manhã, o ideal é que ele tenha um retorno rápido, assim poderá analisar as propostas, tirar as dúvidas e fazer a adesão até o final do dia.

Uma equipe treinada conseguirá lidar com a demanda de forma organizada, respondendo a todos e garantindo que os clientes saiam satisfeitos.

Converse com as seguradoras

É claro que quem determina o preço dos seguros são as próprias seguradoras, e os corretores não podem alterar os valores conforme desejarem.

Para que consiga vender mais na Black Friday uma dica é conversar com as seguradoras com antecedência, pois dessa forma poderá conseguir valores diferenciados para essa data e trabalhar com essa informação como uma das estratégias de marketing digital.

Todas as empresas sabem que essa pode ser uma boa época para movimentar os negócios, por isso, não deve ser muito difícil conseguir boas negociações.

Sabendo das ofertas poderá criar landing pages específicas que servirão de iscas e para geração de leads. Por exemplo, se conseguiu um desconto de 10% nos valores do seguro, divulgue essa informação que poderá ser comprado o serviço com até esse percentual de desconto na data do evento.

Essa estratégia fará com que gere leads para trabalhar na Black Friday e que haja um aumento das visitas no site e nas cotações por conta do interesse no preço.

Além disso, se você vende uma opção de seguro auto parcial para roubo e furto, por exemplo, pode combinar com a seguradora e oferecer uma cobertura adicional a mais para o segurado somente nessa data, pois isso pode chamar sua atenção.

Sabendo aproveitar o momento é possível vender mais na Black Friday, inclusive produtos que não aparecem entre as preferências dos consumidores. Para isso monte as estratégias de marketing digital que direcionem para esse caminho e sempre mensure os resultados.

Por Jeniffer Elaina