Melhorar a gestão de pessoas é apenas uma das formas que a tecnologia contribui com o desenvolvimento das empresas. Conheça algumas outras.

Atualmente a grande maioria das empresas contam com algum recurso tecnológico. Até mesmo o mercadinho da esquina usa ele, seja para as máquinas de pagamento ou banco on-line para pagar funcionários.

A verdade é que a tecnologia contribui para o desenvolvimento das empresas e por isso é explorada cada vez mais. Ela vem mudando as relações dos negócios e a forma como ocorre o relacionamento com o cliente.

Entenda como a tecnologia contribui com o desenvolvimento das empresas!

blank

Gerenciamento dos recursos humanos

A tecnologia permitiu mudar a forma como a contratação é feita, gestão de pessoas e até mesmo análise de clima organizacional.

Com um software de RH é possível fazer o processo seletivo integralmente a distância, com a aplicação de testes e realização de vídeo entrevistas. Ele também pode ser utilizado para acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador e disponibilizar treinamentos personalizados.

Maior controle da empresa

Utilizar sistemas diversos e sem comunicação pode gerar divergências de informação. Com um ERP os resultados são integrados e atualizados em tempo real. Se sabe qual item saiu do estoque, quando é preciso fazer uma nova compra, valor de venda e lucro que gerará.

Todos os procedimentos são automatizados e atualizados, isso acaba fornecendo dados confiáveis. Além disso, oferece uma macro visão da organização com relatórios fidedignos.

Esses dados permitirão tomadas de decisões mais acertadas e que ajustes sejam feitos rapidamente quando houver algum desvio.

Maior alcance na divulgação

A tecnologia contribui com o desenvolvimento das empresas ao permitir que um maior número de pessoas tenha acesso a ela. Com a internet não existem mais barreiras físicas. As pessoas podem adquirir produtos e serviços de qualquer parte do mundo.

Uma insurtech que vende seguros pode investir em marketing de conteúdo e atrair as pessoas. Ela pode apresentar dicas das melhores seguradoras de carro, como contratar os produtos e fornecer cotações. Dessa forma o consumidor se informa e também adquire os serviços.

Melhora da produtividade

A melhora da produtividade é resultado de um conjunto. O primeiro é que as tecnologias permitem acompanhar os resultados de cada equipe individualmente e fazer ajustes onde realmente é necessário.

Ela também permite acompanhar os processos, os gestores sabem em tempo real o que está sendo feito, por quem e como. Isso evita que haja atrasos ou desperdício de tempo.

É claro que a automatização dos processos não pode ser esquecida. Trabalhos manuais que antes levavam tempo são realizados por máquinas, seja na produção ou na parte administrativa.

Relacionamento com o cliente

É possível traçar o perfil do cliente e segmentá-lo oferecendo um atendimento personalizado. Isso é possível devido ao uso de algoritmos e análise do comportamento e histórico.

A tecnologia contribui com o desenvolvimento das empresas ao garantir ofertas personalizadas. Por exemplo, uma empresa de telecomunicações pode oferecer a assinatura de um site educativo para os pais que têm filhos.

Além disso, o atendimento se transformou. O próprio consumidor consegue encontrar respostas para seus questionamentos com o uso de chatbots. Não precisa mais falar com uma pessoa para resolver seus problemas, o que eleva a satisfação.

Incentivo ao desenvolvimento profissional

Com tantas mudanças e transformações, os profissionais precisam se aperfeiçoar para conseguirem se manter no mercado de trabalho. Eles buscam cada vez mais fazer cursos e adquirir novos conhecimentos para que se mantenham competitivos.

As empresas acabam ganhando por terem pessoas que conhecem as novas tecnologias e conseguem fazer bom uso delas. Por outro lado, os funcionários não serão considerados obsoletos, serão peças essenciais para as organizações que buscam crescimento.

Aumento da competitividade

As empresas podem reinventar o seu modelo de negócio com operações e serviços mais flexíveis. Essa adaptabilidade reflete as necessidades dos clientes.

Ela terá diferenciais para oferecer perante a concorrência, produtos mais modernos e focados no seu público. Isso faz com que se ganhe mercado sem precisar de muitos esforços.

Redução de custos

A diminuição das despesas e aumento da receita é uma consequência da tecnologia. Ela ocorre de forma natural porque os processos começam a fluir melhor e existem dados atualizados para que decisões sejam tomadas.

As diretrizes são definidas com base nos fatos e direcionadas para garantir a melhor produtividade. Aliado a isso estão os profissionais capacitados que conseguem desenvolver melhor suas funções sem desperdiçar tempo o que aumenta o lucro.

Produzindo mais e gastando menos, ao mesmo tempo em que se tem um marketing efetivo que eleva as vendas os custos reduzem.

A tecnologia contribui com o desenvolvimento das empresas de diferentes formas, mas precisa ser bem empregada para garantir todos os resultados positivos.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

Open chat