Google AdwordsVocê já deve conhecer o Google AdWords, serviço para administrar campanhas com links patrocinados e anúncios de display exibidos nas redes vinculadas ao Google. Se esse não for o seu caso, preparamos esta publicação junto com os professores do curso de Google AdWords da Internet Innovation para ajudá-lo a decifrar o serviço.

Após registrar-se, os primeiros passos na ferramenta são dados com a definição de aspectos como o orçamento diário de campanha e locais nos quais os anúncios vão ser exibidos. Após configurar a campanha e criar um grupo de anúncios no Google AdWords, o anunciante deve dar continuidade com a escolha das palavras-chave que acionarão a exibição de anúncios nas páginas de resultados de pesquisa.

Sua lista com palavras-chave pode ser elaborada diretamente pelo Google AdWords e são três as formas para obter ideias:

  • A pesquisa Ampla leva em consideração possíveis alterações gramaticais, sinônimos e palavras-chave que possam ter alguma relação com o termo pesquisado;
  • Já a pesquisa [Exata] considera apenas a maneira pela qual o termo pesquisado foi escrito em buscas realizadas no Google com algumas variações;
  • A pesquisa de “Frase” leva em conta apenas as frases que incluem o termo pesquisado em buscas feitas na ferramenta de pesquisa.

KeywordsA ferramenta também proporciona a opção de buscar somente pelas palavras-chave estritamente associadas ao termo pesquisado. Filtros avançados como localização geográfica, idioma e o tipo de dispositivo com o qual o usuário acessa a pesquisa do Google ajudam o anunciante refinar ainda mais sua escolha de palavras-chave. E a não ser que a veiculação de anúncios seja destinada às pesquisas feitas no exterior, sempre mantenha as configurações de locais e idiomas selecionadas respectivamente em Brasil e em Português.

Informações como concorrência, quantidade de tráfego e o custo por clique (CPC) aproximado são fornecidas pelo Google AdWords junto às ideias de palavras-chave para sua campanha. A quantidade de tráfego é expressa pelo volume médio de pesquisa dos últimos 12 meses em buscas realizadas em escala Global e Local.

A recomendação feita aos usuários do Google AdWords é para que escolham termos relevantes para o seu negócio e que melhor correspondem ao desejo de pesquisa do usuário, usando palavras-chave específicas e menos genéricas. Digamos que você queira vender o seu carro por meio dos classificados do jornal. Especificar detalhes como marca, modelo, cor e ano de fabricação do veículo ajudará você a encontrar mais facilmente um comprador. Com os anúncios do Google AdWords funciona da mesma maneira.

PosicionamentoOutra possibilidade existente é a negativação de palavras-chave em campanhas. A opção permite que sejam excluídos os termos que não se relacionam ao seu negócio ou termos que possam consumir a sua verba de anúncios sem trazer bons resultados.

O valor do custo por clique (CPC) aproximado, exibido na tabela de ideias de palavras-chave, é calculado por um sistema de leilão de cliques, no qual os próprios anunciantes fazem os lances e também disputam para obter o melhor posicionamento de anúncios. O anunciante faz o lance ou bid com o valor máximo no qual está disposto a pagar. Se o lance for superior ao valor pago por qualquer outro anunciante ele assume posição superior ao seu concorrente, porém não tem de pagar pelo valor do seu lance. O anunciante só precisa pagar um valor maior do que o lance feito pelo anunciante posicionado em segundo lugar.

O maior lance não necessariamente garante o melhor posicionamento. O sistema de leilão de cliques depende também do índice de qualidade de anúncios, instituído pelo Google AdWords e que funciona como um feedback ou resposta dada pelos usuários. Ele é composto por três aspectos com importâncias distintas: a taxa de cliques, a relevância do anúncio e pela qualidade da landing page.

QualidadeA taxa de cliques, conhecida com CTR ou click-through rate, serve como um termômetro de desempenho de anúncios e é o item de maior importância dentro desse índice de qualidade. O dado é obtido pelo resultado da divisão do número de cliques recebidos por um anúncio pelo número de vezes que esse mesmo anúncio foi exibido, multiplicado por 100%.

A relevância é o aspecto com a segunda importância dentro do índice de qualidade de anúncios e é avaliada com a finalidade de determinar se o conteúdo do anúncio realmente é relevante para o usuário. São levadas em conta aqui as características contextuais e de conteúdo.

O último componente e também o de menor importância para o índice de qualidade de anúncios é a qualidade de landing pages, páginas para as quais os usuários são levados após clicarem em um anúncio. Entre outros aspectos, esse dado é determinado pela velocidade de carregamento da página, pelo seu conteúdo e facilidade de navegação.

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