Pequenos varejistas podem não ter grandes budgets e orçamentos, mas mesmo assim conseguem ganhar em áreas do varejo online como links patrocinados e seguidores nas redes sociais. É o que revela uma pesquisa da americana Internet Retailer feita esse ano.

A pesquisa mostrou que os recém-chegados no e-commerce investem tempo e dinheiro nas mídias sociais e a prova disso são os números: os varejistas aumentaram sua base da fan page no Facebook em 40% em 2013 para 81 milhões.

Já no Twitter esse aumento foi de 111 (alcançando 10 milhões) e de 105% de visualizações no YouTube (2.87 bilhões). Alguns dos varejistas que tiveram os maiores índices de crescimento na pesquisa apontaram o foco no marketing das redes sociais como principal fator de crescimento.

Links patrocinados também são outra estratégia dos pequenos e médios varejistas. Nos últimos anos eles impulsionaram seus links patrocinados gastando cerca de 30%, chegando a $ 14.3 milhões. A média de investimento mensal em propagandas e anúncios pay-per-click foi de $ 13 mil, (em 2012 era de 12 mil), de acordo com uma análise de dados do Internet Retailer.

Esse crescimento é explicado em parte pelo Google que agora cobra por produto listado no anúncio, enquanto listas parecidas no topo dos resultados de busca do Google que costumavam ser gratuitos, varejistas e analistas dizem. Também o custo do link patrocinado está mais competitivo e mais empresas brigam pelo uso das mesmas palavras-chave.

Segundo alguns analistas, os pequenos varejistas estão investindo em links patrocinados justamente para compensar a dificuldade de aumentar o tráfego das buscas orgânicas no Google.

“Em geral a prospecção ou aquisição de clientes é difícil porque muita gente usa o Google ou a Amazon e é difícil conseguir destaque”, diz Sucharita Mulpuru, analista de e-commerce da Forrester. “Pequenos varejistas dizem gastar cerca de 20% de sua receita destina ao online em marketing – isso é mais que o dobro que os grandes players geralmente gastam”.

Fonte E-commerce Brasil/ Por Stefany Zaroban

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *