Progresso do E-Commerce para PME em 2018

 

Para quem está pensando em criar um canal online de um comércio já existente, com foco em aumentar as vendas, ou quem está inclinado a criar um E-Commerce para novos negócios, pode comemorar: o varejo online vem crescendo progressivamente depois de uma queda de quase 3 anos para o comércio físico. No nosso curso de Gerente de E-Commerce você recebe 160 horas de conteúdo técnico, prático operacional e estratégico. 

A crescente mudança é reflexo da oportunidade de entrada para pequenos varejistas nos Marketplaces, os famosos ‘’shoppings online’’, por exemplo, destacando que foi a primeira vez que os pequenos puderam usufruir de uma estrutura robusta e apoio de divulgação dos grandes para alavancar vendas em território nacional.

Aproximadamente 20% das vendas online da Black Friday em 2017 foram concentradas nos pequenos varejistas, número quatro vezes maior do que em 2014, que representou apenas 5% nesse segmento. O faturamento de R$ 2,1 bilhões e aproximadamente 4 milhões de pedidos se tornou um marco no setor, estimando-se um cenário de grandes expectativas de crescimento no mercado online em 2018.

Algumas fortes demandas ditam a direção do varejo online:

  • O atendimento, fornecendo excelência na experiência de compra do consumidor: o uso de soluções tecnológicas para o atendimento é válido, porém, segundo uma pesquisa mundial feita pela Amdocs, 82% dos compradores preferem o atendimento humanizado ao invés dos bots.

 

  • Equilíbrio de custos operacionais: quem analisa suas estatísticas de abandono de carrinho, sabe o motivo, o custo do frete ainda é muito alto no Brasil. Para driblar os custos, os pequenos empreendedores têm buscado alternativas como forma de facilitar a situação para compradores e varejistas. Um exemplo é a Courrieros (colocar link), que oferece agilidade de entrega, segurança e preocupação com o meio ambiente, realizando mais de 930 entregas diárias de bike.

 

  • É imprescindível detalhar no seu planejamento, os seus custos e todos processos de sua operação. Você pode assistir o nosso webinar Planejamento de E-commerce, que vai te ajudar muito nesse assunto.

 

  • Ofertas de cupons de desconto: a disputa de vendas pela internet está cada vez mais acirrada, uma excelente alternativa são os cupons de desconto. O recurso traz como vantagem a fidelização do cliente, gerando um sentimento de exclusividade, que estimula a compra no site.

 

  • Investimento para divulgação por meio das mídias sociais: no momento de criar um site, tecnologia é importante, mas chamar a atenção do seu público para gerar conversões é muito mais! As mídias pagas são de suma importância para atrair um tráfego qualificado. Os principais canais são o Google Adwords, Facebook Ads e Instagram, onde você pode escolher quanto gastar e mensurar a efetividade das campanhas diariamente, mudando de estratégias para entender o que realmente dá resultados. Além das mídias pagas, outro fator relevante no mundo do e-commerce é produzir conteúdo de qualidade, que agregue valor ao consumidor. Não esqueça do poder das mídias sociais, as redes sociais aproximam o consumidor do varejista não só para a fidelização dos clientes, mas para atrair e conquistar novos.

 

Esse artigo é uma prévia do conteúdo abordado em nossos cursos na Internet Innovation, e com esse cupom de 25% de desconto em qualquer curso e modalidade você pode mudar sua trajetória profissional! É simples: basta inserir o cupom >> INNOBLOG << no carrinho antes de fechar a compra.