A Taxa de Rejeição apresenta o percentual de usuários que visitou o seu site, visualizou apenas uma página e saiu sem clicar em nenhuma outra. Ela é calculada sobre o total de visitantes e pode ser entendida da seguinte forma: um site que tem 70% de taxa de rejeição, 70 pessoas em cada 100 saíram da “página de entrada” sem conhecer as demais.

Depositphotos.com/ml12nan Considera-se “aceitável” a taxa que varia entre 30 a 45%.

Este dado pode ser extraído através de ferramentas gratuitas como o Google Analytics e Woopra. Com o Google Analytics é possível verificar rejeições específicas por palavras-chave e identificar quais expressões precisam de melhorias no conteúdo para tentar reverter a rejeição.

Apesar de não ser um fator que afeta diretamente o posicionamento do site nos resultados de pesquisa – uma vez que o Google não conhece a taxa de rejeição de todos os sites que são indexados –, este número não deve ser ignorado. A Taxa de Rejeição pode ser um indicativo de qualidade do conteúdo. Afinal, se o usuário não quis conhecer outras páginas de seu site uma das possibilidades é que tenha achado seu conteúdo desinteressante.

No entanto, não é possível afirmar que altas taxas de rejeição são, em todos os casos, indicadores de conteúdo fraco. Isso porque existem outros pontos que devem ser considerados. O tempo de permanência na página, por exemplo, não é levado em conta no cálculo da taxa de rejeição. Portanto, na hora de avaliar este número leve em consideração também o “Tempo Médio no Site”, índice dado pelas ferramentas de análise.

Há ainda os blogs que exibem artigos completos na página principal. Nestes casos, o visitante pode ter lido diversos textos, gostado do conteúdo e não clicado em outra página simplesmente por não haver necessidade. Por este motivo, não há como generalizar este dado como base para analisar a qualidade do site.

Obter uma taxa zero de rejeição é praticamente impossível. Por não haver um padrão ideal, considera-se “aceitável” a taxa que varia entre 30 a 45%. Alguns ainda defendem que para uma página com apenas texto 70% seria um bom valor, e para as que trabalham com vídeos e links o ideal é se manter abaixo de 50%.

Caso seu site/blog apresente uma taxa que considere preocupante, é importante fazer uma avaliação do conteúdo e verificar o que pode ser trabalhado de maneira diferente. Melhorias no layout, na organização das informações, inclusão de links para outros artigos, categorias bem estruturadas e textos concisos são alguns pontos que podem ajudar a tornar a página mais interessante.

Internet Innovation

18 thoughts on “Qual a taxa de rejeição aceitável para um site?

  1. Eros says:

    Tenho dois blogs:
    1) conteúdo variado com taxa de rejeição de 87% (desanimador!) ; e
    2) conteúdo adulto – com muitos textos acessados – oscila nos últimos 60 dias entre 9,5 a 14% mesmo me valendo vez por outra de agregador de link.

  2. LINDOMAR says:

    Muito bom o artigo mas fiquei ainda com uma duvida!
    Se a pessoa entra na pagina e vai logo para outra pagina é visto como rejeição pelo Google?
    Existe um tempo ideal para permanência na pagina?
    Obrigado

    • Vinicius Serafim says:

      Lindomar, boa tarde!

      Que bom que gostou do artigo.

      Respondendo sua pergunta: a partir do momento em que a pessoa interagiu com a sua página, não é mais contabilizado como taxa de rejeição.
      Não existe um tempo ideal de permanência na página o ponto é, houve interação ou não com a página.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraços.

  3. PAULO DETONI DA COSTA says:

    Bom dia.
    Por favor, me ajudem a entender o que está ocorrendo com o meu portal.
    1) Em todos os sites de busca está muito bem colocado, no Google na maior parte do tempo está em primeiro lugar na busca pela palavra chave principal, algumas vezes fica em segundo lugar, mas não asa disso.

    2) Até cerca de 30 dias não tinha o responsivo, então dava pra entender a taxa de rejeição de 63%. Há cerca de um mês substitui o portal por outro novo, responsivo, então nos primeiros 20 dias a taxa de rejeição veio caindo dia a dia, chegando em 40%. Creditei este fato ao responsivo.

    3) Agora a taxa está novamente subindo, nos últimos 7 dias subiu 6 pontos, indo para 46% hoje. Creio que amanhã estará ainda maior.

    4) É um portal no qual é praticamente impossível o usuário acessar na home e não prosseguir, pois é um site de turismo de um destino famoso, com muitos atrativos e informações.

    O que pode estar acontecendo?

    Aguardo, agradecendo desde já.

    • Vinicius Serafim says:

      Paulo,

      Uma avaliação desse tipo não pode ser feita superficialmente.

      Verifique se o site chegou a ficar um período fora do ar, se sim, esse pode ser o motivo da queda ta taxa e hoje ela está voltando ao normal.

      Quando o site fica fora do ar por um período, a taxa vai à 0%, assim gera essa ambiguidade de informações.

      Estamos à disposição.

      Abraços.

      Vinicius Serafim

    • Vinicius Serafim says:

      Paulo,

      Sua resposta pode estar exatamente no ponto em que você citou, seu site em primeiro lugar nas buscas. Observe se o acesso está aumentando, se sim, é natural que a taxa de rejeição irá aumentar, quanto mais acessos maior a taxa de rejeição, porque a variação do publico será maior.

      Estou à disposição.

      Abraços,

      Vinicius Serafim.

    • Vinicius Serafim says:

      Elias, bom dia!

      Taxa de rejeição menos de 10% é muito boa porém, você precisa investigar se esta taxa é real, pode haver alguma BUG no seu código.

      Abraços,

      Equipe Internet Innovation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *