Atendendo aos constantes pedidos dos webmasters para uma maior transparência com relação à situação de um site nos resultados de pesquisa, o Google acaba de incluir um novo campo no Google Webmaster Tools para informar se um site sofreu algum tipo de ação manual de spam.

Depositphotos.com/Variant Com a novidade, é possível identificar se seu site sofreu algum tipo de spam.

Agora, o Google informa na ferramenta se o seu site sofreu algum tipo de penalização pelos seguintes motivos:

  • Técnicas de cloaking e/ou redirecionamentos não autorizados;
  • Site invadido;
  • Texto oculto e/ou excesso de palavras-chave;
  • Spam puro;
  • Hosts gratuitos com spam;
  • Conteúdo superficial com pouco ou nenhum valor agregado;
  • Links artificiais em seu site;
  • Links artificiais para seu site;
  • Links artificiais para seu site – links de impacto;
  • Spam gerado pelo usuário.

Além disso, o Google informa se a ação anti-spam aplicada afetou o site inteiro ou se afetou algumas seções ou URLs individuais.

Veja um exemplo de aviso de ação manual parcial por links de impacto:

Com essa nova opção, os webmasters não precisarão mais enviar um pedido de reconsideração para saber se o seu site sofreu alguma punição manual, além de tornar mais fácil a identificação de possíveis problemas com relação à sua classificação na busca do Google.

Porém, é importante esclarecer que as perdas de posicionamento por influência algorítmica, como no caso dos updates Panda e Penguin, não serão informadas na ferramenta, da mesma forma que já ocorria nas respostas dos pedidos de reconsideração.

Essa atualização das Ferramentas para Webmaster do Google ajudará bastante no diagnóstico de SEO de um site, além de orientar os webmasters sobre como proceder para resolver os problemas mencionados.

Para saber mais sobre os avisos de Ações Manuais, recomendamos a leitura dos tópicos de ajuda do Google sobre o assunto, que podem ser encontrados através do seguinte link.

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