Como funciona o Google Analytics

É fundamental poder dimensionar o tráfego de usuários nas páginas de internet de sua empresa, principalmente quando se está gerenciando iniciativas de marketing. Observar a movimentação dos dados de navegação é uma forma bastante eficiente de compreender o comportamento dos visitantes de suas páginas. Com esse tipo de análise é possível obter o aprendizado para tomar decisões mais assertivas no futuro.

Para ter acesso a estudos dessa natureza, entre outras funcionalidades, os usuários e as empresas podem contar o Google Analytics. O serviço oferece uma plataforma completa de relatórios baseada em métricas, com as quais é possível monitorar o desempenho e a presença de uma determinada página na internet. A principal finalidade do Analytics está ligada ao incremento de performance que pode ser alcançado com a otimização de páginas, conteúdos, anúncios e outros elementos de um site. Basta que o usuário estabeleça suas metas.

O funcionamento do Google Analytics é bastante simples. Para poder começar a observar numericamente o desempenho das páginas de um site basta instalar a tag que é fornecida assim que a sua conta na ferramenta foi criada. A tag disponibilizada é na verdade um pedaço de código que vai junto ao código de todas as páginas que se pretende obter dados. Depois que as páginas estiverem tagueadas o site passará a enviar informações para os servidores do Google, reportando quase tudo o que os usuários fazem durante uma visita. A ferramenta tem certas limitações, mas elas não a tornam menos eficiente sendo utilizada por grandes empresas para medir a performance de seus sites.

Página do Google Analytics

Seguindo as metas determinadas a própria ferramenta é capaz de dar dicas de como conseguir melhor aproveitamento das páginas de um site. De acordo com seus objetivos, diversos perfis profissionais podem tirar proveito dos recursos oferecidos por ela. Veja a seguir alguns exemplos de como o Google Analytics pode ajudar.

• Para os profissionais de marketing, a ferramenta pode determinar quais iniciativas são mais efetivas dentro de um determinado período. Torna-se possível avaliar que perfil de consumidor é mais valioso dentro da estratégia de negócio, ou ainda quais as palavras-chave que levam a mais conversões.

• Profissionais que utilizam estratégias de conteúdo para atrair visitantes para suas páginas podem rapidamente traçar padrões ou tendências de navegação. Dessa forma é possível verificar quais páginas retêm os usuários por mais tempo e por quais delas eles deixam o site.

• Os profissionais que lidam com redes sociais também podem se beneficiar de algumas das funcionalidades do Analytics. Com a ferramenta passa a ser possível verificar se os esforços realizados nas fanpages gerenciadas têm trazido visitantes a sua página. Assim se torna muito mais fácil mensurar o impacto das redes sociais nos seus negócios.

Com somente uma conta cadastrada no Analytics você é capaz de monitorar até 50 diferentes perfis de páginas. Autalmente, de acordo com os Termos de Serviço, o acesso é gratuito para até 10 milhões de visualizações de páginas. Mas em geral, basta que você tenha uma campanha no Google Adwords para que o aceso gratuito cotinue após esse limite.

Descubra como é possível realizar mais conversões e saiba quais tipos de anúncio são mais efetivos. Monitore os usuários que frequentam a página de internet de sua empresa. Aprenda utilizar a ferramenta de análise de navegação mais usada do mercado digital e aprimore o desempenho do seu site com o curso de Google Analytics da Internet Innovation.

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