Em pouco tempo, o marketing digital se tornou prioridade nos investimentos de publicidade das empresas.

Depositphotos.com/pressmaster Todas as etapas envolvidas no planejamento são fundamentais para um bom resultado.

O dinamismo característico das mídias digitais, que possibilita a construção de um relacionamento próximo e efetivo com potenciais consumidores, tornou a ferramenta indispensável nos mais diversos segmentos. Mas marcar presença na web – em todos os canais e das mais diferentes formas possíveis – não é suficiente. O sucesso das ações de e-marketing depende, essencialmente, de um bom planejamento das estratégias.

Além de organizar as ações e poupar tempo, o planejamento de marketing digital minimiza o aspecto de imprevisibilidade típico de novos projetos e campanhas, apresentando as oportunidades mais promissoras do mercado para cada negócio. Identificar essas possibilidades de atuação nas mídias digitais pode trazer benefícios, como crescimento e reconhecimento da marca, retorno financeiro e fidelização de clientes.

O processo de planejamento envolve análises minuciosas e aprofundadas de mercado, concorrência e das ações já realizadas pela empresa. Essa avaliação, acompanhada da definição dos objetivos das ações na web, fornecerá as informações necessárias para orientar o plano de ação em e-marketing. Confira algumas dicas sobre as etapas fundamentais deste planejamento.

Análise da concorrência

Nesta etapa, a empresa deve estudar a atuação dos concorrentes em todos os canais de marketing digital – websites, social media, e-mail, SEM (Search Engine Marketing). Essa análise fornecerá dados importantes sobre a destinação das verbas para as estratégias online. Se uma empresa concorrente estiver investindo muito mais do que a sua em campanhas digitais, é hora de reforçar a presença da marca na web. Além desta informação, a análise também permitirá identificar canais onde os concorrentes não têm grande atuação, que podem ser áreas férteis para investimentos e fortalecimento de marca.

Marketing estratégico

Depois de analisar a concorrência, a empresa deve definir os objetivos de sua atuação na web e a forma como quer ser lembrada e percebida pelo consumidor. Essa etapa é fundamental para a criação dos diferenciais que podem ser trabalhados nas campanhas online, a fim de se destacar da concorrência.

Priorização de táticas

Se suas verbas não permitem marcar presença em todos os canais que deseja – e nos quais estão seus concorrentes –, priorize táticas. Defina os espaços em que atingirá seu público-alvo de forma mais efetiva e teste a eficiência das ações. Atuar em todos os canais de maneira superficial e deficiente pode trazer prejuízos para a marca.

Mensure, analise e ajuste

Uma das vantagens do marketing digital é a disponibilidade de mecanismos de avaliação, controle e mensuração de campanhas. Ferramentas como o Google Analytics possibilitam o monitoramento das ações, fornecendo métricas e indicadores de desempenho das campanhas. A partir destes dados é possível definir estratégias de maior sucesso e rentabilidade, assim como identificar novas possibilidade de atuação, testando variações das ações em diferentes escalas ou ainda em públicos segmentados.

A Internet Innovation possui um completo curso em Marketing Digital. Venha conhecer!

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *