Sabe quando uma publicação no Facebook não obtém a quantidade de interações esperadas? Bem, se você tem um perfil ou gerencia uma página na rede social já deve ter passado por essa situação. Não quer dizer que sua publicação tenha passado despercebida ou mesmo que o conteúdo seja desinteressante. Pode ser que os usuários simplesmente não tenham visto a sua publicação porque ela não apareceu no Feed de Notícias.

Depositphotos.com/SergeyNivens O EdgeRank é um algoritmo que determina o que aparece no News Feed dos usuários.

Imagine se todas as ações executadas por páginas, amigos e por essas conexões na rede social aparecessem no seu Feed de Notícias. Provavelmente você não conseguiria acompanhar toda a informação exibida. O Facebook entende que você quer ver somente as atualizações mais relevantes e por isso criou o EdgeRank, um algoritmo que determina o que aparece no News Feed dos usuários.

Um edge representa qualquer coisa que acontece dentro do Facebook, como publicações, atualizações de status, likes, comentários e até pageviews são considerados. É como se essas diversas ações feitas no Facebook disputassem pela atenção dos usuários.

O EdgeRank é composto por três variáveis: Afinidade, Peso e o Tempo.

  • O índice de Afinidade é obtido de acordo com as interações realizadas por um usuário ou por uma página. A frequência e a quantidade de interações são consideradas. Visitas feitas em uma página, comentários e interações com o botão curtir podem influenciar neste indicador.
  • O índice Peso foi criado pelo Facebook para determinar a força de uma ação executada na rede social. Comentários geram maior envolvimento e têm por isso mais peso em relação a uma simples curtida.
  • O Tempo é um fator natural para exibição de suas ações na rede social. O conteúdo exibido no seu Feed de Notícias não necessariamente é mostrado de forma cronológica, mas à medida que uma publicação envelhece, ela se torna menos relevante e tem menos chances de aparecer por ali.

Reunimos abaixo algumas práticas que você pode adotar para melhorar o EdgeRank de sua página no Facebook.

Conteúdo é a chave para ampliar o alcance de sua página no Facebook e o EdgeRank está diretamente relacionado ao engajamento obtido em sua página. Publicar fotos e vídeos são provadamente os formatos de conteúdo com melhor potencial para gerar engajamento, mas produzir boas histórias relacionadas ao negócio e a sua audiência também é importante. Use o Storytelling em suas publicações. Jogos de palavras, desafios do tipo quiz e publicações do tipo call to action também são boas formas de engajar fãs. Evite fazer publicações longas.

Não pense que os usuários voltarão a sua página para ler aquilo que você postou. Estatísticas do Facebook apontam que a frequência com que você realiza publicações é um dos aspectos fundamentais para criar vínculo social com os usuários de sua página. Mas não exagere. Publicações em excesso podem fazer com que usuários deixem de curtir a sua página, escondam suas publicações ou até mesmo as marquem como spam.

Já se sabe que quando um usuário esconde uma publicação em seu Feed de Notícias pode fazer com que o EdgeRank da página que fez a publicação diminua. Apesar de ainda não ser possível determinar com que intensidade esconder uma publicação afeta o índice, isso é ruim, pois também significa que aquela página terá poucas chances de aparecer por ali novamente.

Faça suas publicações diretamente pelo Facebook. Ficou constatado que as postagens feitas por meio de aplicativos são menos relevantes para o EdgeRank.

A rede social não é uma ciência exata, por isso descobrir o timing para as publicações também é essencial. Baseado em suas publicações anteriores você precisará encontrar o horário ideal para postar e o tipo de conteúdo com melhor potencial para engajar a audiência. Observe o que mais agrada os seus fãs e não se esqueça de sempre respondê-los em sua página.

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