Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como as redes sociais podem ajudar no e-commerce?

Artigos

Como as redes sociais podem ajudar no e-commerce?

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os brasileiros são os que mais passam tempo na internet no mundo inteiro e isso, sem dúvidas, tem a ver com seus perfis no Instagram, Facebook, Twitter e afins. 

 

Então, não há dúvidas que as redes sociais podem ajudar no e-commerce.

 

Para entender melhor como alavancar suas vendas por meio das redes sociais, separamos esse artigo!

 

E ela irá te provar que esses canais podem ser uma ótima vitrine do seu negócio, além de te conectar com seus consumidores.

 

Siga a leitura! 

A importância das redes sociais para o e-commerce

As redes sociais podem ajudar no e-commerce dando mais destaque aos seus produtos.

 

Com elas também é possível mostrar novidades, falar de promoções e alertar sobre as últimas unidades de um item, por exemplo.

 

Mas sem dúvidas, sua grande importância está na facilidade em se comunicar com os consumidores.

 

Como grande parte da população está nas redes sociais, é comum que as pessoas tenham se acostumado a ir até lá para tirar dúvidas antes de fechar uma compra.

 

Não vai desperdiçar essas oportunidades, né?

Vantagens do uso das redes sociais para o e-commerce

Como falamos acima, as redes sociais podem dar mais destaque aos seus produtos e facilitar na comunicação com consumidores. 

 

Porém, suas vantagens vão além.

 

Como elas permitem que diversas mensurações sejam feitas, é possível ter mais informações sobre seu público, como gênero e idade.

 

Você também consegue entender alguns hábitos deles, como o horário do dia em que mais costumam entrar nas redes, direcionando assim seu conteúdo em momentos estratégicos do dia.

 

Com base em suas publicações, também fica fácil identificar, por meio do engajamento, qual produto tem se destacado.

 

Todas essas informações são fundamentais para tomar decisões do seu negócio.

Como as redes sociais ajudam no e-commerce?

Abaixo, entenda quatro maneiras que as redes sociais podem ajudar no seu e-commerce.

#1 É um canal direto de vendas

Hoje as principais redes sociais já adotaram ferramentas para que você venda seus produtos diretamente por elas.

 

O Instagram, por exemplo, permite que você crie uma aba de loja, em que você publica seus produtos e os preços, fazendo com que o cliente possa selecionar eles e finalizar a compra no site.

 

Além disso, as redes sociais podem ajudar no e-commerce permitindo que se adicione algumas informações sobre a empresa, como site ou endereço físico, caso haja.

#2 Pode ser usado como vitrine dos produtos

As redes sociais podem ajudar no e-commerce permitindo que elas sejam uma vitrine de seu produto.

 

Pense no Instagram, por exemplo, que é completamente visual.

 

Por lá você pode publicar fotos e vídeos do seu produto e alcançar diversas pessoas. Além disso, pode intensificar a divulgação com técnicas de copywriting.

 

Além disso, você também pode legendar essas imagens e trazer informações adicionais sobre o que você vende.

#3 Conecta consumidores com as marcas

A conexão dos consumidores com você pode acontecer de várias formas. 

 

Primeiro, com uma construção de relacionamento, na qual você sabe a opinião dos consumidores sobre seus produtos através de diálogos em comentários ou nas DMs.

 

Há também a chance de mostrar novidades do seu e-commerce, quais produtos são os mais vendidos, os que estão quase esgotando e muito mais.

 

Por fim, a conexão também pode ser intensificada prestando ajuda, tirando dúvidas e quebrando possíveis objeções.

#4 Possível de mensurar

Uma das melhores maneiras que as redes sociais podem ajudar no e-commerce é mostrando resultados com base em dados.

 

A mensuração nesses canais geralmente é muito simples e permite que você veja de onde costumam vir seus consumidores e qual o perfil de quem está comprando com você atualmente.

 

A maioria dos dados podem ser recolhidos alinhando o Google Analytics ao Facebook, por exemplo.

Rede social como apoio a outras estratégias de negócio

As redes sociais podem ajudar no e-commerce apoiando diretamente outras estratégias do negócio.

 

Um exemplo disso é aumentando o tráfego em sua loja virtual por meio do Insta Shopping, marcando seus produtos em fotos e linkando eles com seu site.

 

Você também pode levar tráfego para outros canais que você trabalha, como um blog ou newsletter, trazendo o público das redes sociais para essas outras esferas.

 

E se você está planejando aumentar a consciência da sua marca, as redes sociais também te dão uma mãozinha!

 

Por lá você pode apostar em campanhas (pagas ou não), expandindo a visibilidade do seu e-commerce e reforçando sua marca na mente dos usuários.

Conclusão

Agora você já sabe que as redes sociais podem ajudar no e-commerce permitindo um contato mais humano com seus consumidores e expondo seus produtos para seu público.

 

Então aproveite essa chance e conquiste cada vez mais clientes! 

TAGS: