Não importa qual é a rede, o que importa mesmo é que as redes sociais vieram para ficar e fazer parte do dia a dia de todas as pessoas no mundo. Por isso, é importante ficar de olho nas tendências das redes sociais que devem continuar fazendo sucesso.
As redes sociais cada vez mais ganham novos adeptos, não é mesmo? Para ter uma ideia da importância de olhar para redes sociais, principalmente, quando se tem um negócio é só olhar para a quantidade de pessoas que acessam os seus perfis todos os dias. Pensando nisso, listaremos neste artigo as tendências das redes sociais que devem continuar fazendo sucesso.
Por falar em número, só no Brasil, as pessoas passam, em média, mais de três horas por dia nas redes sociais, de acordo com um estudo feito chamado Global Digital Overview 2020, realizado pelo site We Are Social junto com o Hootsuite.
É fundamental saber aproveitar todas as ações e estratégias nas plataformas. Para isso, você deve estar atento às tendências das redes sociais que devem continuar fazendo sucesso.
A importância de estar de olho nas tendências das redes sociais
Este é um grande desafio dos profissionais de marketing, que precisam acompanhar o tempo inteiro todas as novidades e recursos oferecidos para implementar em suas campanhas e, consequentemente, colher bons frutos.
Uma empresa só estar presente nas redes sociais não é o suficiente porque a maioria já está lá. Segundo dados do Social Media Trends 2019, mais de 90% das empresas entrevistadas têm um perfil nas redes sociais para se comunicar com o seu cliente.
Por conta disso, estar atento às tendências permite que você aumente o seu conhecimento sobre o que estão oferecendo no mercado para aumentar a estratégia de marketing da sua empresa.
Quais são as tendências das redes sociais que devem continuar fazendo sucesso?
Agora que você já entendeu a importância de estar atento às tendências das redes sociais, conheça quais são elas:
1 – Conteúdos com vídeos curtos
Por mais que os usuários fiquem bastante tempo nas redes sociais, geralmente, eles gostam de conteúdos rápidos. De acordo com dados do Social Media Today, mais da metade das pessoas que participaram da entrevista têm preferência por vídeos curtos quando são conteúdos de marca.
Se você conseguir adaptar a sua divulgação em vídeo neste formato curto, poderá ter mais impacto nas pessoas. Ainda, de acordo com o estudo citado acima, a maioria dos usuários comentou que publicidade em vídeo impacta na decisão de consumo do produto oferecido pela marca.
Por exemplo, você tem uma corretora que vende seguro de carro, poderá fazer vídeos com promoções de planos apenas com imagens ou até mesmo pegar uma pessoa bem comunicativa da sua empresa para ser a cara do negócio nas redes sociais.
Você pode inovar falando quais as melhores seguradoras de carro e até mesmo fazer parcerias com cada uma, entrevistando e postando nas redes.
2 – Social Commerce
Como as pessoas já estão nas redes sociais, porque deixá-las sair para consumir um produto, não é mesmo? Por isso, que investir em uma loja nas redes sociais pode ser uma boa opção para o negócio, desta forma, a chance de conversão tende a crescer.
A plataforma que tem este serviço que é mais utilizado é o Instagram.
3 – Engajamento
Uma das formas de mensurar se o seu conteúdo publicado nas redes sociais foi efetivo é verificando o engajamento da publicação. Por isso, não deixe de estigar o seu usuário a engajar com a sua marca. Seja através de um “arraste aqui” em um stories ou até mesmo uma promoção com uma hashtag especial.
A cada dia que passa as redes sociais têm oferecido aos usuários novas tendências de engajamento. Fique de olho!
4 – Aumento do Tik Tok
Falando em vídeos curtos, a chegada do Tik Tok veio para mostrar uma forma de consumo de conteúdo e, no Brasil, por exemplo, é um sucesso. De acordo com uma pesquisa feita em 2020, pela Mobile time, os brasileiros ficam mais de uma hora do seu dia navegando na plataforma.
Claro que ele não atinge todos os públicos, mas é uma rede social que é uma tendência e, por isso, não pode ficar de fora de um planejamento de marketing de uma empresa.