O Facebook atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de usuários ativos, para aproveitar esse marco decidimos produzir esse post no qual selecionamos alguns livros a respeito da rede social.

Depositphotos.com/Elnur_ Apesar de nova, a rede já é objeto de estudo de muitos.

Infelizmente, são poucos os títulos disponíveis em português e quase toda literatura disponível se resume a um pequeno universo de traduções. Essa pouca variedade de livros dedicados ao assunto no país se justifica pela ausência de grandes especialistas no tema. Veja abaixo alguns dos livros disponíveis:

  • Bilionários Por Acaso

Segundo os críticos literários, o livro “Bilionários Por Acaso”, escrito por Ben Mezrich, é uma dramatização superficial dos fatos. A obra relata o início da trajetória da rede social criada por dois estudantes nas dependências da universidade de Harvard até se tornar um dos empreendimentos mais lucrativos da internet. A narrativa não deixa de lado as controvérsias existentes em torno do Facebook, mas não conta com os depoimentos de Mark Zuckerberg. A trama serviu de base para o filme “A Rede Social” lançado em 2010.

  • O Efeito Facebook

O livro de David Kirkpatrick é outra publicação que traz a história dessa rede social. Ao contrário do título anterior, “O Efeito Facebook” tem sua narrativa baseada nos depoimentos de Mark Zuckerberg e foi lançado posteriormente, em 2010. Em alguns trechos do livro o autor avalia a mobilização desencadeada pelo Facebook nos campos político, social e econômico.

  • O Guia Completo do Facebook

Publicado pela Editora Europa, este guia é uma compilação de materiais que ensinam os usuários a explorar os principais recursos e ferramentas do Facebook. Este é um dos poucos títulos em português que trata do desenvolvimento e da implementação de aplicativos para essa rede social. Lançado em setembro deste ano, o livro ainda reúne alguns tutoriais explicativos de como fazer integração de outras redes com o Facebook, por exemplo.

  • 111 Regras no Facebook

Esta publicação é na verdade um pequeno manual de regras de etiqueta do Facebook que, segundo o autor, devem ser incorporadas ao cotidiano dos usuários. Com uma regra por página, o livro escrito por Maxin Behar é bastante superficial no que se propõe e algumas das regras podem parecer bastante óbvias aos usuários mais experientes da rede social.

Gostou de algum deles? Então confira também nosso post com alguns títulos sobre o Facebook em inglês. Visite também a página do curso de Facebook Marketing da Internet Innovation e saiba quando começam as novas turmas.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *